LANÇADO NA PROVÍNCIA DO ZAIRE PRIMEIRO PROJECTO DE GÁS NÃO ASSOCIADO DO PAÍS
Foi lançada na província do Zaire, Município do Soyo, um centro de tratamento de gás associado, sem petróleo, água e outros produtos, pela primeira vez em Angola, este consórcio do gás tem como finalidade explorar gás não associado.
NDOMBI ZADIMENGA
O Centro receberá gás do offshore produzido em duas plataformas e, depois de tratado seguirá para uso da Angola-LNG e doméstico.
O centro está a ser construído numa área de 50 hectares, outros 30 hectares estão reservados para a construção de estaleiros e áreas administrativas. Dos 9 edifícios administrativos que serão erguidos para servir de instalações do consórcio, o lançamento da primeira pedra para o edifício aconteceu hoje, quarta-feira, 4 de Outubro, sob olhar das autoridades Centrais e Locais e, dos munícipes do Soyo, todos bastante satisfeitos.
O projecto que já está a empregar 850 angolanos, recebeu a bênção das autoridades tradicionais e religiosas, que esperam ver concretizada a contratação de 3500 trabalhadores quando a obra atingir o seu ponto mais alto.
O Governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, congratulou-se com mais este projecto na província e pediu ao Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, para que não se olhe apenas na perspectiva do emprego, mais também no aumento de escolas técnico-profissionais de modos que no futuro os quadros estejam melhor habilitados à servir o País, Angola. A previsão é que dentro de 2 anos, o projecto arranque em pleno.
O novo consórcio de gás, vai custar 2 mil milhões e 400 milhões de dólares americanos e, visa reforçar o compromisso do Executivo Angolano xom as energias mais limpas para Angola e o Mundo.