TÉTE ANTÓNIO ACREDITA NOS MECANISMOS DE GESTÃO PARA O ALCANCE DOS OBJECTIVOS
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, chefe da delegação angolana no Retiro Ministerial sobre a Agenda 2063, afirmou, terça-feira, em Kigali, Rwanda, que os resultados da iniciativa vão contribuir para a concepção de mecanismos de gestão, coordenação e mobilização fluída de recursos indispensáveis para o alcance dos objectivos da pauta.
O país esteve, igualmente, no encontro com as presenças, dentre outros, de Milton Parménio dos Santos Reis, secretário de Estado para o Planeamento, os embaixadores de Angola no Rwanda, Eduardo Filomeno Bárber Leiro Octávio, e na Etiópia e junto da União Africana (UA), Miguel César Domingos Bembe.
Encerrado ontem, em Kigali, República do Rwanda, o Retiro Ministerial sobre a Agenda 2063 foi realizado sob o tema “Aceleração da Implementação da Agenda 2063”. Permitiu aos ministros apresentarem uma visão estratégica sobre os projectos especiais, definirem orientações políticas e categorizarem as iniciativas emblemáticas, bem como mobilizarem os recursos inerentes à implementação sustentável da Agenda.
O acto de encerramento contou com as palavras de agradecimento de Vicent Biruta, ministro dos Negócios Estrangeiros do Rwanda, seguido da intervenção do homólogo da União das Comores e presidente do Conselho Executivo da UA, Dhoihir Dhoulkamal.
Durante três dias, o Retiro Ministerial sobre a Agenda 2063 reflectiu sobre o Segundo Plano Decenal de Implementação da Agenda 2063, o Processo de Financiamento da Agenda 2063 e os Projectos Emblemáticos, as Disposições de Implementação dos Planos Nacionais de Desenvolvimento na aplicação do Segundo Plano Decenal de Implementação da Agenda 2063: Domesticação, Propriedade, Divulgação e Comunicação.