MANUEL AUGUSTO DE VOLTA AO MIREX E TETÉ ANTÓNIO VAI A UNIÃO AFRICANA
Os líderes das Nações Unidas cogitam que o bom trabalho feito pelo Ministro angolano das Relações Exteriores Teté António, e é a aposta ao cadeirão máximo da União Africana, e o governo do Presidente João Lourenço lha para o ex-ministro do MIREX Manuel Augusto como o possível substituto do actual número um do Ministério das Relações Exteriores, afirmou recentemente uma fonte ao Jornal Hora H.
ANA MENDES
O actual Secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais Manuel Augusto, havia sido acomodado no partido por ser um dos grandes quadros e brevemente poderá voltar ao MIREX, para emprestar o seu saber em prol do desenvolvimento da diplomacia angolana, disse a fonte.
“Teté António, será o Presidente da União Africana porque todos sabem que o ministro teve sempre uma agenda virada para África e assim que cessar o mandato da actual liderança, Angola vai assumir” frisou
De acordo com a fonte, Teté, é quadro das organizações internacionais e Angola tem de apresentar um candidato forte para o cadeirão máximo da União Africana para nos representar ou terá de apostar em candidato de outro país.
OUTRAS CANDIDATURAS
A Guineense Suzi Carla Barbosa uma “carismática Ministra das Relações Exteriores”, que também já anunciou a sua candidatura à sucessão de Moussa Faki Mahamat.
O chadiano só deixará o cargo dentro de pouco menos de um ano e meio, mas a corrida para suceder o presidente da comissão da União Africana já está aberta.
Segundo a fonte do Jornal Hora H, dezasseis meses antes do término da actual liderança, do segundo e último mandato do chadiano Moussa Faki Mahamat como Presidente da Comissão da União Africana, a corrida pela sua sucessão já está em andamento.
O trabalho excelente que tem sido feito pelo Ministro Teté António nas Nações Unidas e o trabalho da diplomacia do Presidente João Lourenço, deve-se apostar mais em Teté para assumir o cadeirão máximo da União Africana, afirmou.
“Teté António fez um grande trabalho da avaliação do estado do mundo global além do desempenho que terá feito na assembleia das Nações Unidas e isso são indicadores que o podem catapultar a liderança da União Africana” disse.
Auscultado o canal da ONU em Português, Teté António será o candidato mais bem posicionado para a união africana.
A fonte, acrescentou ainda que o país, tem de apostar mais em quadros nas organizações internacionais conforme orientações do Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço.
Também falava-se da possível candidatura da esposa de Jacob Zuma, que foi uma aposta do trabalho conjunto do Ministro Teté António, quando assumiu a União Africana.