APA COMEMORA HOJE 38 ANOS DE EXISTENCIA COM O LEMA “A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMEÇA COM OS PROFESSORES”
O Presidente da associação dos Professores Angolanos, Manuel Inácio Gonga, disse hoje em comunicado de imprensa alusivo aos 38 anos de existência da APA, que a Transformação de educação começa com os professores e é isso que carrega toda grandeza da nobre missão dos docentes, como educadores e instrutores da sociedade.
REDACÇÃO HORA H
Segundo a missiva que o Jornal Hora H teve acesso, foi esta dimensão política e social que norteou a criação da APA a 2 de Julho de 1985. O seu percurso como Organização Sócio Profissional, representando os professores, permitiu por mérito próprio, que conquistasse arduamente o estatuto de Instituição de utilidade pública.
“Ao comemorarmos hoje dia 2 de Julho, 38 anos de existência, este ano de 2023, em circunstâncias difíceis por situações adversas a nossa realidade e por escassez de meios, ainda assim temos mantido o funcionamento normal da organização. O espírito abnegado dos seus membros, tem permitido cerrar fileiras em torno do nosso ideal, participando assim em várias actividades do Estado e da sociedade civil” afirmou Inácio Gonga.
De acordo com o número da APA, a sua organização congratula-se pelo facto de ter participado na correcção e revisão dos actuais manuais do subsistema do ensino geral, através de uma equipa técnica cumprindo assim com a sua integração nesta actividade com base no Despacho Presidencial Nº 74/20, de 29 de Maio.
“A Associação dos Professores Angolanos, como organização sócio profissional que congrega no seu seio vários professores de diferentes matrizes políticas, trabalhou afincadamente nas Eleições Gerais de 2022, com destaque na formação dos agentes eleitorais e educação cívica. Tendo participado nesta actividade todos os Secretariados Provinciais o que mereceu o reconhecimento público da CNE – Comissão Nacional Eleitoral, com atribuição de menções honrosas a APA enquanto organização, e ao seu Presidente Manuel Inácio Gonga” diz a missiva que o Jornal Hora H, teve acesso.
O Presidente da APA, disse ainda que, considerando a tendência negativa de ocorrência de actos de violências nas escolas, a APA leva acabo o projecto STOP – VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS que consiste em palestras, debates, mobilização e sensibilização na parada e intervalo dos alunos, sobre o resgate dos valores morais e cívicos, assim como amor ao próximo e a pátria querida Angolana.
O Secretariado Nacional da APA, por esta ocasião, endereça aos seus membros e professores em geral de Cabinda ao Cunene do Mar ao Leste as suas saudações calorosas e votos de bom trabalho, afirmou Manuel Inácio Gonga, Presidente da Associação dos Professores Angolanos.