CASO HIGINO CARNEIRO: NETH NAHARA PROIBIDA DE SAIR DO PAÍS
A influenciadora digital Ana da Silva “Neth Nahara”, não poderá sair do país nos próximos dias, sem que antes comunique as autoridades sobre o seu itinerário.
A decisão é na sequencia de um processo-crime na qual a também artista pornô star deve apresentar-se periodicamente (em 15 em 15 dias) pelo crime de invasão ao domicilio e desobediência, depois de na manha do dia 18 de Junho, ter se direccionado à casa do cidadão Francisco Higino Lopes Carneiro, em Talatona, em busca de protecção à sua saúde.
Neth Nahara é igualmente a angolana que há alguns anos esteve ligada ao conhecido caso Jindungo que envolveu o político do MPLA, Miguel Catraio. De entre as jovens que foram levadas a julgamento por agressão, ela foi a única integrante do grupo que nunca chegou a ser detida, uma vez que havia fugido para os Estados Unidos da América, onde constituiu família e residência fixa.
Com o encerramento do caso, ela tem regressado a Angola com alguma regularidade. Nos últimos meses passou a atacar, nos seus vídeos, vários políticos do regime sobretudo aqueles que serviram a governação do anterior Presidente. O General Francisco Higino Lopes Carneiro, tem sido um dos visados das suas profanações.
Em meios que acompanham a política angolana tem surgido suspeitas que a implicância de Neth Nahara a volta de Francisco Higino Lopes Carneiro, esteja a obedecer a cálculos destinados a desgastar a imagem do general, para desgasta-lo de uma eventual apresentação de candidatura a liderança do MPLA, no próximo congresso.
Alega-se mesmo que os métodos usados neste desgaste apresentaram particularidades com ao do grupo do regime, que há dois anos desencadearam uma campanha de desgaste de imagem do actual Presidente da UNITA, Adalberto da Costa Júnior. A campanha contra Adalberto, era protagonizada por um grupo ligado ao gabinete de acção psicológica de Norberto Garcia, em que o general José Ferreira Tavares, aparecia como o financiador.
As suspeitas de que Neth Nahara esteja a ser agenciada por grupos internos do regime, passou a ser merecedora de atenção depois de se verificarem um numero de impunidades favoráveis a ela, evidenciando de que esteja a beneficiar de protecção da alegada ala do regime que procura atingir elementos que eram fieis a JES.
A SABER
– Desde que regressou dos EUA nunca foi incomodada pela Justiça, pela forma ilegal (Via RDC), que fugiu do país, violando as leis migratórias de Angola.
– Há poucas semanas foi absolvida por ter agredida uma outra rapariga no interior de uma aeronave da TAAG, quando viajava para a província de Cabinda. As leis angolanas preveem punições para diferentes tipos de agressões corporais. As penalidades podem variar desde multas até penas de prisão, dependendo das circunstâncias do caso.
– Num vídeo gravado a poucos dias gabou-se que a TAAG, não lhe moveu nenhuma queixa crime por ter lutado no interior da aeronave. No contexto específico de agressões corporais no interior de uma aeronave, também pode ser aplicada a legislação internacional, como a Convenção para a Repressão de Actos Ilícitos contra a Segurança da Aviação Civil. Essa convenção estabelece padrões internacionais para a prevenção e punição de actos criminosos cometidos em aeronaves civis. A TAAG, não se importou que a referida artista pornô star usasse uma das suas aeronaves para actos de vandalismo.
– No acto de invasão a residência do general Higino Carneiro, a mesmo foi constituída arguido mediante termo de identidade e residência. Com a obrigação de apresentar-se quinzenalmente.
– Sempre que viaja a Luanda, proveniente dos EUA, a mesma é escoltada por um segurança pessoal, pelo que se desconhece que será o responsável angolano pelo pagamento dos serviços de protecção a sua pessoa.
Num texto, posto a circular na pagina da conhecida Joana Clementina, são levantadas suspeitas de que Neth Nahara, esteja ao serviço do mesmo gabinete que combateu Adalberto Costa Júnior. José Tavares, o mencionado como promotor da referida estrutura, teve no passado incompatibilidades com Higino Carneiro quando ambos serviam o governo provincial de Luanda. Na altura, e ainda no consultado de JES, o general Ferreira Tavares, viu-se humilhado pela forma que Higino Carneiro o afastou da comissão administrativa de Luanda.
A pagina da Joana Clementina, não faz referencia se o general Ferreira Tavares, e Norberto Garcia, tem alguma ligação de proximidade com Neth Nahara.