ADALBERTO COSTA JÚNIOR ELOGIA ABERTURA DO GOVERNO DO HUAMBO
O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, elogiou, no município do Cachiungo, província do Huambo, a abertura e a disponibilidade para o diálogo das autoridades governamentais e da sociedade civil desta região planáltica.
Falando à imprensa, no final de uma visita ao município do Cachiungo, na última quinta-feira, no prosseguimento da agenda de trabalho de cinco dias ao Planalto Central, disse ter sido bem recebido pela governadora do Huambo, Lotti Nolika, gesto que se estendeu aos administradores municipais.
Para o político, esta interacção entre o Governo, partidos e organizações sociais constitui factor fundamental no quadro dos desafios da consolidação da paz, da reconciliação nacional e do reforço dos princípios de um Estado Democrático e de Direito.
“Este acto transmite uma mensagem muito importante na Angola que temos, que ainda carece de mais educação para a pluralidade, democracia e reforço da convivência pacífica na diferença”, sublinhou, citado pela Angop.
Adalberto Costa Júnior reafirmou o compromisso da UNITA em continuar a promover um diálogo aberto e construtivo com as instituições e organizações, visando à busca de soluções para o desenvolvimento do país.
No município do Cachiungo, corredor Oeste da província do Huambo, o político orientou um acto político, além de ter reunido com os membros da sociedade civil local e efectuado visitas à Missão do Dondi, onde destacou o papel desempenhado por esta Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), no processo de formação de quadros.
Disse que a visita ao Huambo serviu para constatar e registar as preocupações dos militantes e da sociedade civil local, para depois produzir um relatório que deverá ser remetido às instituições governamentais.
No Huambo, o líder da UNITA manteve encontros com a governadora Lotti Nolika e, posteriormente, reuniu-se, em separado, com os representantes das igrejas Católica, Evangélica Congregacional em Angola (IECA) e Adventista do Sétimo Dia.
Nos dias seguintes, deslocou-se aos municípios do Bailundo, Caála, Chinjenje e Ucuma, onde manteve encontros com as autoridades locais e membros da sociedade civil, além de actos políticos.