CAROLINA CERQUEIRA PASSA EM REVISTA RELAÇÕES ANGOLA-UE COM LÍDERES DO PARLAMENTO EUROPEU
A presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, manteve hoje, em Bruxelas, uma audiência com o vice-presidente do Parlamento Europeu (PE) para os países ACP e África, Marc Angel, em representação da presidente do PE.
Segundo a fonte do Jornal Hora H, Carolina Cerqueira, que lidera a delegação angolana que está a participar, até amanhã 07 de Junho do corrente ano, no Fórum Women Political Leaders (Fórum das Mulheres Líderes Políticas, WPL), reuniu ainda, à margem do evento, com o Carlos Zorinho , eurodeputado por Portugal e co-presidente da Assembleia Parlamentar ACP/ União Europeia (UE).
O estado da cooperação entre Angola e a UE, a assinatura da nova Parceria UEACP, o processo de pacificação em curso na Região dos Grandes Lagos, designadamente no que diz respeito ao papel de Angola, e em especial do Presidente João Lourenço como mediador do processo, foram alguns dos temas abordados nos encontros que a presidente da AN manteve, diz a missiva que o Hora H teve acesso.
De acordo com a fonte, a maturidade democrática e a dinâmica da acção parlamentar para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, com realce para temas como equidade de género, juventude, saúde, mudanças climáticas, desenvolvimento económico e social, assim como o crescimento demográfico foram temas também amplamente abordados.
“A importância da transição geracional foi igualmente debatida, tendo em conta que a maioria da população de Angola é constituída por jovens” disse.
A delegação angolana – que integra ainda a segunda vice-presidente da AN, deputada Arleth Chimbinda, da UNITA, e a deputada Antonieta Baptista, do MPLA – manteve ainda um encontro de trabalho com o secretário-geral da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OACPS) que inclui 79 países de três continente, Georges Chikoti. Angola, recorde-se, preside, desde final do ano passado e por um período de três anos, esta entidade, afirmo a fonte do Jornal Hora H.