CAIXA DE PROTECÇÃO SOCIAL DO MININT PREOCUPADA COM A CELERIDADE NO ATENDIMENTO AOS UTENTES
A Direcção Geral da Caixa de Protecção Social do Ministério do Interior mostrou-se preocupante com as inúmeras situações consideradas determinantes e que condicionam a qualidade e a morosidade no atendimento aos utentes, disse nesta quarta-feira 31, a fonte do Jornal Hora H.
FRANCISCO MWANA ÚTA
Segundo a fonte, ausência de celeridade, por falta de peças que compõem os processos dentre outros aspectos relevantes, atrasa a conclusão dos dossiers que seriam concluídos em tempo recorre.
Essas conclusões foram retiradas, do comunicado final do acto de encerramento, do Seminário de capacitação sobre Instrução de Processos de Pensão de Reforma e de Sobrevivência, promovido pela Direcção Geral da Caixa de Protecção Social do Ministério do Interior, dirigido aos responsáveis de Recursos Humanos dos órgãos executivos provinciais da Região Norte (Bengo e Zaire), na província do Bengo.
De acordo com a fonte do Hora H, o seminário que decorreu na cidade de Caxito, sob o lema: “Por uma Instrução Processual rigorosa perspectivamos o melhor futuro dos pensionistas”.
O Comunicado Final recomenda aos especialistas de Recursos Humanos têm a obrigação de proceder uma melhor instrução processual para evitar demoras na atribuição dos benefícios, bem como, apelaram a necessidade de os segurados contraírem o matrimónio, o registo dos menores, o termo de tutela bem como, a união de facto por morte, de forma a facilitar aos beneficiários, os direitos da pensão de sobrevivência e do subsídio por morte.
A Direcção Geral da Caixa de Protecção Social, recomendou, as Delegações Provinciais de Recursos Humanos, devem realizar uma fiscalização nos vencimentos, por formas a identificar quem não desconta para a protecção social, efectuar a inscrição dos segurados não inscritos e proceder a actualização de dados, diz a missiva.
O acto de encerramento foi presidido pela Directora Geral da Caixa de Protecção Social do Ministério do Interior Subcomissário Sandra Mariza Paiva ladeada do Delegado do Minint e Comandante Provincial do Bengo da Polícia Nacional Comissário Delfim Kalulu Inácio, sendo que na ocasião, a responsável da Caixa de Protecção Social congratulou-se pelos objectivos alcançados no seminário, que serão levados para todo o país, para que haja uniformidade na linguagem.