ELEIÇÕES: FILHA DO EX-PRESIDENTE DO MPLA APELA AO VOTO EM ADALBERTO COSTA JÚNIOR
Luanda – Tchizé dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, apela ao voto em Adalberto da Costa Júnior. Numa mensagem que está também disponível no Youtube, sendo-lhe atribuída, Tchizé dos Santos apela ao voto na Unita (“em agosto, o azeite é galo”). A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) tem como símbolo o galo negro.
Nessa mensagem, Tchizé diz falar em nome do pai:
Eu sou a Tchizé dos Santos, filha do eng. José Eduardo dos Santos, e ele mandou dizer a vocês que é melhor o Adalberto como presidente de Angola. Porque o Adalberto da Costa Júnior dá para dialogar. João Lourenço não vale a pena. Palavras de José Eduardo dos Santos, na pessoa da sua filha que vos está a transmitir. Vamos todos votar em Adalberto da Costa Júnior. É pedido de José Eduardo dos Santos, é para honrar a memória de José Eduardo dos Santos e é para satisfazer a sua última vontade”, diz Tchizé.
Nessa mensagem a filha de José Eduardo dos Santos fala, ainda, da manifestação de motoqueiros que aconteceu no sábado em Luanda, onde o MPLA iniciou a sua campanha eleitoral. Segundo a Lusa, durante o dia de sábado, foram vistos grandes grupos de motoqueiros nas ruas de Luanda, exibindo a bandeira do partido Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), no primeiro dia que marca o início da campanha eleitoral. Nas redes sociais, apoiantes do MPLA tentam atribuir culpas à UNITA e vice-versa.
Ainda não foi oficialmente revelada a motivação destas manifestações, tendo havido relatos de tiros e de vítimas mortais, o que também não foi confirmado.
Para Tchizé, “esta confusão toda que deu ontem dos motoqueiros é o espírito do Zédu [José Eduardo dos Santos] que está a mandar recado para o JLo [João Lourenço]. JLo isto é só um aviso. Se o senhor acredita, como acredita no mundo espiritual, saiba que José Eduardo dos Santos lá em cima está a vê-lo. Você mentiu, usou o nome do outro. Os motoqueiros fizeram confusão. Nunca houve tiroteio à porta do palácio. Em 38 anos de governação de José Eduardo dos Santos nunca houve tiroteio na porta do Palácio. Olhe o espírito do Zédu. Zédu está a mostrar que morto vale mais do que JLo vivo. Senhor JLo preste atenção e respeita quem já não está vivo”.
Tchizé faz declarações depois de no arranque da campanha, em Luanda, João Lourenço ter pedido vitória para o MPLA para honrar José Eduardo dos Santos.