DETIDO JOVEM POR FORJAR RESULTADOS DE EXAMES CLÍNICOS
Um jovem, de 24 anos, e aluno da 11ª classe do curso médio de Enfermagem, foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) de Luanda, sob a acusação de realizar consulta e apresentar resultados de análises sem nunca ter testado o sangue retirado dos pacientes em laboratório.
O indivíduo, que se fazia passar por enfermeiro, foi detido em flagrante, quando realizava consultas a pacientes, num posto de enfermagem, localizado na zona do Kikuxi, município de Viana.
O porta-voz do SIC-Luanda, superintendente-chefe Fernando de Carvalho, explicou que, quando os pacientes chegavam ao posto médico, o acusado colhia amostras de sangue e simulava levá-las para serem analisadas num laboratório.
Duas horas depois, acrescentou, o suposto enfermeiro surgia com resultados e a receita médica para os pacientes, mesmo tendo consciência de que nunca obteve qualquer resultado laboratorial.
“Essa conduta do falso enfermeiro é muito grave, por não ter competências técnicas nem legais para realizar consultas e prescrever uma receita, cujo o diagnóstico real dos pacientes desconhecia”, considerou o porta-voz do SIC.
Fernando de Carvalho avançou que, depois de detido, o SIC encontrou uma série de documentos de análises supostamente feitas, mas sem nunca terem sido realizadas, receitas médicas, algumas com dosagem acima do normal e sem carimbo.
O porta-voz garantiu que o indivíduo vai ser presente ao Ministério Público, para a legalização da detenção pelo crime de falsa qualidade.
No princípio do mês passado, o SIC já tinha detido um jovem, no Hospital Américo Boavida, quando se fazia passar por enfermeiro, e aguarda para ser julgado em Luanda.
Fonte: JA