TRIBUNAL CONDENA EX-DIRECTOR DA TPA POR FURTO DE GERADORES E UMA VIATURA
O ex-director da Televisão Pública de Angola (TPA), na província do Zaire, Luís Alfredo Ribeiro, foi no último sábado, condenado pelo Tribunal da Comarca de Mbanza Kongo, a oito anos de prisão, por crime de peculato. O mesmo dirigiu a TPA/Zaire no período de 2013 a 2018.
A sentença lida pelo juiz da causa, Felisberto Laurindo Capunge, refere que durante o seu mandato, o réu se apoderou de forma indevida de alguns equipamentos e meios pertencentes a este órgão de comunicação social público na região, com destaque para dois grupos geradores industriais e uma viatura.
Para o efeito, este órgão judicial, condenou ainda o réu a pagar um montante avaliado em 15 milhões e 200 mil kwanzas à direcção provincial da TPA, a título de indemnização, pelo extravio de uma viatura de marca Toyota Land Cruiser.
Vai igualmente pagar 250 mil kwanzas de taxa de justiça a favor do seu defensor.
Entretanto, a pena do antigo director da TPA/Zaire tem efeito suspensivo, devido ao recurso interposto pela defesa do réu que no prazo de 20 dias deverá juntar as alegações para dar seguimento do processo junto do Tribunal Supremo.