TANAICE NEUTRO: ACTIVISTAS INICIAM CAMPANHA PÚBLICA DE RECOLHA DE DINHEIRO PARA AJUDAR COLEGA CONDENADO
Luanda – Activistas políticos angolanos decidiram dar início a uma campanha pública de recolha de dinheiro para ajudar o colega, Tanaice Neutro no pagamento da multa de 50 mil kwanzas de calção de justiça a que foi obrigado pela 1° Secção do Tribunal da Comarca de Luanda que na última quarta-feira, 12, o condenou a uma pena de prisão suspensa de um ano e três meses.
REDACÇÃO HORA H
A informação foi avançada ao Hora H por um dos membros da comissão de mobilização e recolha de contribuições em dinheiro em nome da organização Sociedade Civil e Contestatária (SCC).
“Não há um valor especificado. Quem quiser ajudar o Tanaice Neutro pode depositar o que puder no IBAN: 0055 0000 4686 1314 101 63”, apelou.
Simão Cativa, activista e amigo próximo de Tanaice Neutro, “é está responsável pela recolha do dinheiro”.
O activista angolano, Tanaice Neutro, lembro, foi detido em 14 de Janeiro deste ano, nas instalações do Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Luanda, enquanto fazia a gravação de um vídeo em directo nas redes sociais, chamando de “bandido” ao Presidente da República, João Lourenço, e a Polícia Nacional, além de exigir no vídeo “a libertação do activista Luther Campo” detido no dia 12 do mesmo mês.
Pela sua idade, 35 anos, condição de saúde e por nunca ter sido condenado, o Tribunal da Comarca de Luanda deu como provada parcialmente a acusação do Ministério do Público contra Gilson da Silva “Tanaice Neutro”, como é popularmente conhecido, e que respondia pelos crimes de “ultraje ao Estado, seus símbolos e órgãos, Rebelião e resistência contra funcionário”, foi igualmente obrigado a voltar a gravar e espalhar nas redes sociais um vídeo onde apresenta pedidos de desculpas públicas ao Presidente da República e a Polícia Nacional.