CIDADE DO UÍGE COMPLETA 105 DESDE QUE FOI ELEVADA A REFERIDA CATEGORIA

0

Aqui deixo um pouco da sua história, até se chegar o dia de hoje. Repito é a cidade do Uíge e não a Província do Uíge, apesar de se confundir a história da cidade com a da província. Nós do Bembe não nos revemos na história da cidade nem os do Kimbele, Puri, Nsongo, Negage e outros se revêem nesta história

ANDRÉ KIVUANDINGA

A CIDADE DO UÍGE CELEBRA 105 ANOS DA SUA ELEVAÇÃO A CIDADE

As festas são da antiga vila de Carmona desde que foi elevada a categoria de cidade, entretanto, não é a Província do Uíge, com 16 Municípios, que está em festa. É bom que se esclareça a história. Apesar destas festividades hoje se confundirem com a data da província, por causa do envolvimento de todos, cada Município devia/deve ter sua data e festa.

Todavia, vamos a “história” a iniciativa de formação de uma localidade na região da cidade do Uíge partiu do governador colonial Massano de Amorim.

O governador comissionou, em 1916, o alferes Tomás Berberan a ir ao soba Banzo, do povoado do Kandombe (actualmente bairro do Kandombe Velho), com o intuito de solicitar formalmente a instalação de um posto militar ali. O soba Banzo achou boa a proposta, visto a promessa de aumento do comércio na área, autorizando a construção de um posto militar avançado.

Tomás Berberan procurou informar o parecer favorável do soba ao governador Massano de Amorim, que por determinação da portaria nº 60, de 6 de abril de 1917 formalizou a construção do posto militar local onde se encontrava o antigo povoado do Kandombe e hoje é a cidade do Uíge.

Em 1923, o posto passou a sede da circunscrição e, mais tarde, ao de concelho do Bembe. Em 1946 o governo colonial decide transferir a capital do distrito do Congo (actual província do Uíge) para a cidade de Maquela do Zombo para a ainda denominada vila de Uíge.

Em 1955, a até então vila do Uíge passou a designar-se vila Marechal Carmona, em honra do antigo presidente português Óscar Carmona, é, em 1955 que finalmente é elevada à categoria de cidade, mais apropriada a sedes de distritos. Somente readquiriu o nome original de Uíge em 1975, depois da independência nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página