BENGO: POPULLAÇÃO DO AMBRIZ BEBEM ÁGUA DA LAMA AOS OLHOS SILENCIOSO DE MARA QUIOSA
Bengo – A população do município de Ambriz, província do Bengo, por carência de água potável, estão forçados a consumirem água com lama apesar dos riscos de saúde que essa possa vir provocar no organismo humano, soube o Jornal Hora H através do activista Jaime MC
Pedro Vicente
“Os munícipes de Ambriz, município industrial da província do bengo, estão a beber lama por falta de água potável, foi bastante arrepiante encarar àquela situação em pleno o século XXI.” Lê-se no texto enviado a nossa redacção.
Segundo consta, as conhecidas cacimbas a que a população buscava o líquido para o consumo, encontram-se em estado de estiagem por falta de manutenção das autoridades administrativas.
“As cacimbas da zona Quinhentas Casas e bairro Congo secaram por falta de atenção do governo local.” Refere.
Porém, os moradores destas zonas questionam-se sobre a motivação do partido em içar bandeiras naquelas localidades a não ter como prioridade o fornecimento de água para o pacato cidadão.
Dados geográficos fornece indicações que, a província do Bengo é ladeada pelo oceano atlântico e rios profundos como Dande ou Dange e rio Zenza ou rio Bengo, o que não se compreende, aos olhos do mundo, a situação a ,do ponto de vista concreto, a que passa os habitantes dessa região a norte de Angola.
Segundo um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso à água potável.
Assim, refere o relatório, a falta de acesso à água potável se dá principalmente em regiões afetadas pela má governação, corrupção e crises humanitárias. Por isso, impactam as populações mais vulneráveis, especialmente as crianças.
“As crianças morrem mais por problemas derivados pela água não tratada do que por violência. Ou seja, além dos riscos de viverem em áreas abrangidas pela má gestão, sem serviços de água, saneamento e higiene, as crianças sucumbem de desnutrição e doenças evitáveis, como diarréia, febre tifóide, cólera e poliomielite.”
A população exige lança um grito de socorro exigindo melhorias de condições de vida. “Exigimos melhorias das condições de vida de todos àqueles angolanos excluídos pelas políticas públicas.”
Ambriz é uma vila e município da província do Bengo, Angola. Está localizado a 127 km da cidade de Caxito, faz fronteira com o município de N’zeto, província do Zaire, ao norte e o município de Dande, ao sul.