MÃOS INVISÍVEIS TENTAM SABOTAR O PROCESSO DE CANDIDATURA DA UNITA
Durante o processo de entrega de candidatura da UNITA, ocorrido ontem no Tribunal Constitucional, os órgão de comunicação foram surpreendidos com uma manifestação de fronte ao palácio de justiça a protestarem o aparecimento do nome de Abel Chivukuvuku na segunda posição da lista de deputados bem como o empresário Francisco Viana que renunciou a sua militância com o MPLA e aparece como o número 18 do boletim.
PEDRO VICENTE
No interior do palácio a entrega de candidatura ocorria com normalidade ao passo que fora, alguns supostos militantes do Galo Negro tentavam sabotar o processo, com exibição de dísticos e panfletos e panfletos.
Rafael Mukanda, militante da UNITA e apresenta-se como o líder dos protestos, diz que actualmente o maior partido na oposição encontra-se devido em alas que se denominam “Ala do galo branco e ala do galo negro.”
“Não diria alas, mas a UNITA está dividido, observaram na actividade do Kuando Kubango, o companheiro Adalberto Costa Júnior exibiu o Galo branco, eles pertencem a ala do galo branco e nós pertencemos ao galo negro…” Disse.
Por outro, Mukanda acusa o presidente da UNITA de permitir a interferência de famílias do ex-presidente da república José Eduardo Dos Santos nas questões ligadas ao partido o que considera de traição aos ideais do líder fundador do Galo Negro Jonas Malheiro Savimbi.
“Permitir interferência na Unita de famílias de José Eduardo Dos santos é traição a memória de Jonas Savimbi.” Considerou.
Entretanto, os protestos não prejudicaram a entrega formal das candidaturas sendo que a UNITA depositou ao TC 109 pastas com 21 mil 675 assinaturas.
Em repostas a manifestação, Álvaro Daniel, secretário-geral do partido, disse que o grupo organizado para o efeito não representa a milésima parte dos militantes da Unita e que tal acto não preocupa os maninhos embora considerou que estão diante do seu direito face o artigo 47º Constituição da república.
“Muitos que estão ali não são militantes da UNITA, ainda que fossem, não representam a milésima parte do universo da Unita, não nos preocupa.” Disse.
De referir que é a UNITA é quarta força política a fazer a entrega das candidaturas seguida do MPLA, CASA-CE e APN de Quinto Moreira.