FERIADOS PROLONGADOS VÃO PARALISAR ANGOLA ESTE ANO E O PAÍS PERDE 100 MILHÕES DE DÓLARES  EM CADA FERIADO

6242656_imagem

Os feriados, prolongados e pontes oficiais vão paralisar Angola durante um total estimado de 25 dias em 2026, com o país a perder cerca 100 milhões de dólares em cada feriado.

ANA MENDES

Estas paragens contestadas pelos partidos políticos da oposição, sociedade civil e economistas, representam cada dia parado 0,385% do Produto Interno Bruto.

A preocupação com os impactos financeiros dessas paralisações tem gerado debates sobre a necessidade, de repensar o calendário de feriados e a gestão das tolerâncias de ponto, especialmente em sectores produtivos e serviços essenciais.

“É urgente a aprovação de uma Proposta de Lei que retira do calendário alguns dias considerados feriado”, disse ao Jornal Hora H, o economista, António Ramalho Silva lamentando o impacto negativo excessivo dos feriados na ecomimia angolana.

Na opinião, do membro da UNITA, Adolfo Rafael Neto, o Executivo tem que rever “urgentemente” o di­plo­ma de­ter­mi­na que, qu­an­do o fe­ri­a­do na­ci­o­nal coin­ci­dir com uma ter­ça ou quinta-feira, de­ve ha­ver, au­to­ma­ti­ca­men­te, paralisação de trabalho.

“Afeta a produtividade dos trabalhadores, quer do sector público como do privado, porque o dia que antecede o feriado, o facto das pessoas estarem em casa ao invés estarem a trabalhar, reduz a produção. O país precisa de produtividade para aumentar a produção”, acrescentou.

Já sociólogo Muamda Serafim afirma que é necessário o Presidente da República revogue a referida lei.

“Não significa perder. Pode recuar nessa lei que trouxe essas pontes que não nos trazem benefício. Esses feriados só nos trazem mais relaxe e só desincentiva a população angolana a produzir ”, afirmou.

O economista Carlos  Kafuenia, diz estes feriados  prolongados só beneficiam os abastados do MPLA, que aproveitam estes dias, para esbanjarem milhões saqueados nos cofres do Estado.

“Alias foram pensados neste sentido. Para eles (os abastados), é uma grande oportunidade”, atirou o economista.

 ASSIM ESTÃO OS FERIADOS NACIONAIS DE 2026 NO PAÍS.

01 de Janeiro – Ano Novo (prolongado, 4 dias)

04 de Fevereiro – Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional

17 de Fevereiro – Carnaval (prolongado, 4 dias)

08 de Março – Dia Internacional da Mulher

23 de Março – Dia da Libertação da África Austral (ponte, 3 dias)

03 de Abril – Sexta-Feira Santa (prolongado, 3 dias)

04 de Abril – Dia da Paz

01 de Maio – Dia do Trabalhador (prolongado, 3 dias)

17 de Setembro – Dia do Herói Nacional (prolongado, 4 dias)

02 de Novembro – Dia dos Finados (prolongado, 3 dias)

11 de Novembro – Dia da Independência Nacional

25 de Dezembro – Natal (prolongado, 3 dias).