ENGANARAM JOÃO LOURENÇO: 5 MÊS DEPOIS DA SUA INAUGURAÇÃO, REFINARIA DE PETRÓLEO DE CABINDA NÃO LIBERTA SEQUER UMA GOTA DE GASÓLEO
A primeira fase da Refinaria de Petróleo de Cabinda inaugurada pelo Presidente João Lourenço a 01 de setembro de 2025, marcando um marco histórico para a indústria petrolífera angolana, continua à espera da saída da primeira gota de gasóleo.
NDOMBI ZADIMENGA
Com capacidade inicial de 30 mil barris/dia, o projecto visa aumentar a produção local de combustíveis, reduzir importações e fortalecer a soberania energética.
“Cinco meses desde que foi inaugurada a refinaria de Cabinda, continua a espera da saída da primeira gota de gasóleo”, confirmou o deputado da UNITA, Lourenço Lumingo.
A refinaria resulta de um investimento que ultrapassa os 473 milhões de dólares, sendo que 335 milhões foram assegurados por financiamento internacional, sendo 38 milhões de dólares disponibilizados pelos parceiros, que representa um sinal de confiança do país, disse a fonte do Jornal Hora H.
A segunda fase está assegurada com um investimento inicial de 10 milhões de dólares norte-americanos que servirão para os trabalhos de engenharia básica e licenciamento de tecnologia, fases fundamentais para o lançamento da nova etapa de construção.




