ADMINISTRADOR DO RANGEL LOURENÇO DOMINGOS REFORÇA ACÇÕES AMBIENTAIS E DESPORTIVAS NO QUADRO DAS EFEMÉRIDES

7ce3ee5d-aa22-4716-a552-6ea032ca9736

No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Ambiente, assinalado a 31 de Janeiro, e do Dia Nacional do Desporto, celebrado a 23 de Janeiro, a Administração Municipal do Rangel realizou, neste sábado, um conjunto de actividades integradas na agenda de campo do programa municipal, alinhado com as orientações do Governo Provincial de Luanda e dos Ministérios do Ambiente e da Juventude e Desporto.

ANNA COSTA

Entre as acções desenvolvidas, destaca-se a implementação, nas últimas duas semanas, do Programa Municipal de Limpeza e Harmonização que teve a sua segunda edição na manhã de hoje e abrangeu várias zonas do município, incluindo a poda de árvores e a varredura de vias públicas.

Os trabalhos decorreram, entre outros pontos, na antiga Rua 40, actualmente denominada “Rua Imperial Santana”, uma via que se encontra em obras no âmbito do programa de melhoria das acessibilidades ao Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, na província do Icolo e Bengo.

De acordo com o administrador Municipal, Lourenço Domingos, o estágio actual das obras ainda não permite a actuação integral das operadoras de limpeza, razão pela qual a recolha de resíduos sólidos tem sido assegurada através do sistema porta a porta, executado por cooperativas ambientais que utilizam mototáxis.

A ocasião foi aproveitada para reforçar este programa, bem como para anunciar a intenção de aumentar a capacidade técnica e os meios das cooperativas envolvidas na recolha de resíduos no município.

O administrador aproveitou ainda para sensibilizar a população quanto à importância do cumprimento dos horários fixados para a deposição do lixo, apelando para que os resíduos sejam devidamente acondicionados em sacos apropriados e bem amarrados, de modo a facilitar o trabalho dos operadores contratados.

Apesar dos esforços, Lourenco Domingos lamentou a persistência de algumas práticas inadequadas, como o envio de crianças para depositar lixo, o mau acondicionamento dos resíduos e a atuação de alguns catadores, que, na busca por materiais reutilizáveis, acabam por espalhar o lixo no chão. Nesse sentido, foi deixado um apelo aos catadores para que exerçam a actividade de forma responsável, colaborando com os operadores e ajudar a manter a limpeza dos espaços públicos.

Paralelamente às acções ambientais, o Administrador Municipal do Rangel, Lourenço Domingos, participou também na segunda edição da Caminhada da Família, que teve como ponto de partida a Cidade Desportiva, culminando no Triângulo dos Congolenses, onde foram realizados exercícios físicos com os participantes.

No mesmo dia, foi igualmente assinalado o encerramento da campanha de registo e emissão do Bilhete de Identidade  “ BI Kianda” no posto de identificação do Rangel, bem como na Segunda Conservatória do Registo Civil da Vila Alice, actividades inseridas no programa comemorativo dos 450 anos da Província de Luanda.