GOVERNANTES LANÇAM PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DO RAMAL FERROVIÁRIO LUENA-SAURIMO

6268057_imagem

O Executivo procedeu, esta terça-feira, ao lançamento das obras de construção do ramal ferroviário Luena-Saurimo, que ligara as províncias do Moxico e da Lunda-Sul, no âmbito da expansão e modernização da rede ferroviária nacional.

A empreitada foi atribuída a construtora Odebrecht Engenharia e Construção em consorcio com a Bento Pedroso Construções.

O projecto contempla a construção de uma linha férrea com 260 quilo metros de extensa o, num prazo de execução o de 60 meses. Inclui a edificação o de 11 pontes, oito estações ferrovia rias e dois cruzamentos estratégicos, prevendo a criação de cerca de 2.000 postos de trabalho directos, com impacto relevante na dinamização económica da regia o Leste do país.

O ministro dos Transportes, Ricardo Viegas de Abreu, afirmou que o projecto se insere numa visão estratégica nacional, orientada para a promoção do crescimento económico sustentável e para a criação de bases sólidas com impacto além-fronteiras.

O governante, que falava na cerimónia de lançamento das obras, sublinhou, igualmente, tratar-se do primeiro investimento totalmente de raiz no sector ferroviário angolano em quase um século, após décadas em que a prioridade incidiu na reabilitação das linhas existentes, muitas delas severamente afectadas pelos efeitos do conflito armado do passado.