CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA DISPARA EM UMA SEMANA
O INAC registou de 28 de Dezembro de 2025 a 3 de Janeiro deste ano, 583 casos de violência contra crianças.
A porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC), Rosalina Domingos, informou recentemente à imprensa que em Luanda foram registados 79 casos de violência dos direitos das crianças.
De acordo com Rosalina Domingos, no Município da Maianga, destacou-se o caso de abuso sexual em que a vítima tem 15 anos de idade, e foi abusada por um vizinho de 23 anos, e de acordo com a denúncia trata-se de uma prática recorrente que resultou em gestação, e o agressor encontra-se em fuga.
No Município de Belas, registou-se uma denúncia de abuso sexual em que a vítima é uma criança de 14 anos de idade. Segundo a denúncia, o abuso foi praticado por um suposto pastor da igreja em que a vítima frequentava, o caso está a ser acompanhado pelas instituições competentes.
“No Município do Camama destacamos a denúncia de abuso sexual, em que a vítima é uma criança de oito anos de idade, do sexo feminino, e o acto foi praticado por um vizinho de 33 anos de idade. O mesmo aproveitou-se da vulnerabilidade da vítima e da ausência dos familiares, convidou a criança para a sua residência e consumou o acto, o agressor já está detido”, disse.
Na província do Icolo e Bengo, município de Calumbo, foi constatada uma denúncia de violência física contra uma criança de 2 anos, vítima de queimaduras graves, alegadamente praticados pelo próprio pai. O caso está a ser acompanhado pelas instituições competentes.


