JORNALISTA CAPITA INGA SERÁ OUVIDO HOJE PELA PROCURADORA FELISBELA ERNESTO DO SIC
O jornalista Capita Inga, director do portal de notícias TV Nzinga, foi oficialmente notificado pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) de Talatona para comparecer no dia 8 de Dezembro de 2025, às 09h30, no Comando Municipal da Polícia Nacional de Talatona.
A notificação, datada de 2 de Dezembro e assinada pelo superintendente Vasco Arlindo de Castro Quintas, determina que o director da TV Nzinga deve apresentar-se acompanhado do seu advogado, sob aviso de que a ausência poderá ser punida nos termos da lei. O documento indica ainda que o processo está sob acompanhamento da Procuradora Felisbelda Ernesto.
A notificação não especifica o motivo da convocatória, o que aumenta as preocupações entre colegas da imprensa e organizações de defesa dos direitos humanos.
O chamamento do SIC é visto por muitos como parte de um padrão crescente de intimidação contra jornalistas e activistas angolanos.
Organizações da sociedade civil pedem transparência total sobre o processo que envolve Capita Inga e reforçam a necessidade de garantir que o jornalista e director da TV Nzinga não seja alvo de intimidação, perseguição política ou retaliação pelo seu trabalho.
O caso será monitorado por activistas, observadores independentes e entidades de defesa da liberdade de expressão, que alertam para a importância de proteger o jornalismo independente num país onde a fiscalização pública desempenha um papel crucial na democracia e na justiça social.
Por pedro Paka



