MOROSIDADE NOS SERVIÇOS DO INAAREES LEVA CIDADÃOS A PERDEREM OPORTUNIDADES DE EMPREGO

A morosidade dos serviços de homologação do Instituto Nacional de Avaliação, Creditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) leva vários cidadãos a perderem potenciais oportunidades de emprego.
ANA MENDES
Ao relatar ao Jornal Hora H sobre a sua condição específica, André Elavoco avançou que já se passam 70 dias desde que deu a entrada do processo na instituição, por via digital, sem uma resposta sequer ainda, porque o INAAREES não comunica. E, com isso, perdendo oportunidades em determinadas instituições que desajava ser professor colaborador.
“Os processos para serem deferidos leva muito tempo, de 90 a 120 dias. A situação tem criado muitos constrangimentos para nós que vivemos noutras províncias”, disse Elavoco que falava a partir da província do Bié.
Adiantou que, só não conseguem vagas nas determinadas instituições desejadas porque estes exigem a declaração do INAAREES, que é a mesma que leva tanto tempo para estar disponível.
“Temos perdido muitas oportunidades quanto essas situações, porque INAAREES para diferir esses processos, tem levado muito tempo”, disse.
Como solução, sugeriu a descentralização dos serviços de homologação desta instituição, de modos a permitir a existência de delegações nas demais províncias do país, fazendo o mesmo trabalho que ainda somente em Luanda faz.
“Os contactos telefónicos da instituição não chamam. Consegui contacto de um funcionário de lá, atendia muito bem as minhas ligações, disse que poderia me ajudar no assunto. Mas, de um tempo para cá, já não atende mais as minhas ligações”, referiu.
Vale lembrar que, o Instituto Nacional de Avaliação, Creditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior deixou, a partir de Julho de 2022, de homologar certificados ou diplomas das instituições do ensino superior, quer por via física, quer por via virtual. A decisão foi do Executivo no âmbito do projecto Simplifica.