MUNICÍPIO DE BELAS COM UM TOTAL DE 278 ESCOLAS, DAS QUAIS 241 SÃO PRIVADAS

729005ec-297c-4566-a0e0-75e5781dfdd8

O director municipal da Educação de Belas, Levítico Kiala, anunciou que o município inicia o ano lectivo 2025/2026 com um total de 278 escolas, sendo 241 privadas e 37 públicas. As declarações foram prestadas à margem da cerimónia oficial de abertura do ano escolar, realizada nesta terça-feira, no Cine Atlântico.

ANNA COSTA

Segundo o responsável, o município de Belas encontra-se “bem preparado” para o arranque do novo período lectivo, depois de concluir “com sucesso” todas as etapas necessárias para garantir o bom funcionamento do sistema de ensino.

“Conseguimos gerir todos os processos de matrículas, publicar atempadamente as listas de alunos admitidos e realizar as assembleias de professores em todas as escolas do município. Nessas reuniões, foram definidos os aspectos pedagógicos, distribuídos os horários e alinhadas as estratégias para assegurar um ano lectivo organizado e produtivo”, destacou Levítico Kiala.

Para o presente ano, as 37 escolas públicas de Belas disponibilizam 370 salas de aula, com capacidade para receber mais de 26 mil alunos. Já as 241 instituições privadas vão acolher cerca de 130 mil estudantes.

O director sublinhou ainda que houve avanços importantes em relação ao ano anterior, com a integração de duas novas infra-estruturas escolares, o que, para ele, amplia a oferta de vagas e contribui para melhorar as condições de ensino.

Levítico Kiala avançou ainda que antes do início das aulas, foi realizada uma manutenção geral nas instituições de ensino, incluindo pintura, substituição de sanitas em cerca de 10 escolas e outras melhorias estruturais.

“De modo geral, temos boas condições para proporcionar aulas de qualidade e com dignidade aos nossos alunos. Contudo, ainda enfrentamos dificuldades relacionadas à falta de carteiras. Estamos a trabalhar na reparação das existentes para minimizar o impacto”, concluiu o director.

Você não pode copiar o conteúdo desta página