JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS HOMENAGEADO POR FAMILIARES, AMIGOS E ANTIGOS MEMBROS DO SEU GOVERNO

Angola rendeu, esta quinta-feira, homenagem ao antigo Presidente da República José Eduardo dos Santos, com uma celebração eucarística orientada pelo Cónego Apolónio Graciano, que destacou os feitos do malogrado na construção da paz no país e no continente africano.
O acto, que decorreu na Praça da República, em Luanda, se inscreve nas comemorações do terceiro aniversário do passamento físico do antigo Estadista angolano, que se assinala esta quinta-feira.
Após a homilia, a ex-primeira dama, Ana Paula dos Santos, acompanhada por familiares, o ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, entre outras entidades do Estado angolano depositaram coroas de flores no jazigo onde repousa o corpo de José Eduardo dos Santos.
O Cónego Apolónio Graciano descreveu José Eduardo dos Santos como uma figura indelével da história de Angola. “Foi ele quem proporcionou a este país o que se tornou o maior orgulho de todos os angolanos: a paz”.
Enfatizou que a paz constitui o bem supremo que cada indivíduo deve reconhecer como a mais elevada virtude e um pilar fundamental para uma convivência harmoniosa.
“Sem paz não há harmonia, sem amor não há harmonia, sem perdão não há harmonia. Este é o legado que José Eduardo dos Santos deixou para Angola”, vincou.
Segundo o prelado, Angola soube encontrar os meios para pôr fim ao conflito, reunindo todos os seus filhos e filhas em torno de uma mesa e afirmar-se no contexto das nações.
“Angola soube viver e demonstrar o que o mundo tanto necessita hoje: a paz e a reconciliação. E José Eduardo dos Santos é, de fato, a figura que proporcionou tudo isso, permitindo-nos hoje afirmar a nossa dignidade como povo”, finalizou.
Em nome da família, Danilo dos Santos considerou justa a homenagem ao seu progenitor, cujo legado perdura em cada gesto de coragem, justiça e integridade, notando que a sua ausência é profundamente sentida, mas os seus ensinamentos permanecem eternos.
“Mais do que a própria vida, nos guiou, protegeu e amou. Como um verdadeiro pai, legou-nos heranças imperecíveis: valores, exemplos e amor eterno. Sentimos saudades eternas de um grande pai, o pai de uma nação. Sua força e seus ensinamentos permanecem vivos em nós, a cada dia. A nossa gratidão por tudo”, expressou.
Por seu turno, o vice-presidente da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), Joaquim Duarte, ressaltou também os feitos do antigo Estadista relativos à filantropia, amor ao próximo e consolidação da paz.
José Eduardo dos Santos, antigo Presidente de Angola, é amplamente reconhecido como o “Arquiteto da Paz” pelos seus feitos na consolidação da paz e unidade nacional.
Nasceu a 28 de Agosto de 1942, em Luanda, tendo governado o país de 1979 a 2017. Faleceu a 8 de julho de 2022 em Barcelona, Espanha, onde estava internado após uma paragem cardíaca. Foi sepultado a 28 de Agosto em Luanda.