DAVID MENDES TRAVA JOÃO LOURENÇO E DIZ “A GESTÃO DE UM PAÍS NÃO SE DETERMINA PELA QUALIDADE TÉCNICA”

O advogado e analista político David Mendes rebateu, recentemente, as declarações do Presidente de Angola, João Lourenço, que revelam o perfil ideal do seu sucessor na Presidência de Angola.
FRANCISCO MWANA ÚTA
David Mendes afirmou que a gestão de um país não se determina pela quantidade técnica, mas sim pelo patriotismo, trazendo como referência o Presidente do Brasil, Lula da Silva, que é, fora das pretensões de João Lourenço, idoso e uma figura sem formação superior, contudo, um Chefe de Estado de excelência.
“A juventude não significa maturidade. O que é isso bem formado? O sair de uma universidade não significa ter conhecimentos científicos suficientes. Lula da Silva não tem faculdade, mas se tem revelado um dos grandes Presidentes neste globo”, disse
Recordou o recente episódio de corrupção na Administração Geral Tributária, referindo que quem andou a roubar nesta importante instituição do Estado são os ditos “jovens bem formados”.
“Porque quem dirige um país não é o executor. Agora, se dissesse que o governante se rodaria de técnicos competentes, aí a história é outra”, referiu.
O advogado disse, ainda, que João Lourenço não pode se transformar num indivíduo ditador, pode ter as suas opções, mas ele não é o MPLA. Mas a verdadeira opção tem de ser do MPLA para o candidato, mas não a opção do futuro presidente, porque não sabe quem será o futuro presidente. “Quem há de determinar o futuro presidente é o povo. O MPLA irá apresentar o seu candidato que irá concorrer em pé de igualdade com outros candidatos”.
“Com todo respeito que tenho ao Presidente do MPLA, acho que ele falhou, não respeitou os seus”, sublinhou.