NO CUBANGO: EXECUTIVO DÁ INICIO AOS TRABALHOS DE ASFALTAGEM DO TROÇO CAIUNDO, BALATCHAVO E SAVATE

A Província do Cubango, dá passos significativos para o desenvolvimento da região, com a realização nesta sexta-feira, 25, do acto de consignação das obras de reabilitação da Estrada Nacional EN-140, no traçado Caiundo/Balatchavo/Savate, numa extensão de 146,49 Km.
LUISA MUDILO
Segundo a nota que o Jornal Hora H teve acesso, a cerimónia de consignação teve lugar no Município do Caiundo, presidida pelo Governador da Província do Cubango, José Martins, ladeado pelo Secretário de Estado para Obras Públicas do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Engenheiro, Manuel da Costa Molares D’Abril, em representação do Ministro Carlos Alberto e do Administrador Municipal do Caiundo, Moura Jamba.
A empreitada encarregue ao consórcio INZAC GERMANY GmbH e GAUFF GmbH & Co, ENGINEERING KG, está orçada em mais de 144 milhões de Euros, para a reabilitação de dois lotes, sendo lote 1 Caiundo/Balatchavo, num percurso de 50 km, lote 2 Balatchavo/Savate, com 96.79 km e vai gerar 1.800 postos de emprego até a conclusão dos trabalhos.

No seu discurso, o Governador da Província do Cubango, José Martins, afirmou que é um marco histórico para as populações da Província, o arranque das obras de reabilitação da Estrada Nacional 140, que liga os Municípios do Caiudo Savate, Cuangar, Calai e Mavengue, facto que se traduz na manifestação da vontade do Executivo angolano, de ver resolvidos os problemas do povo.
O Governante, sublinhou que a conclusão desta importante estrada, vai impulsionar o desenvolvimento económico da região e defendeu a necessidade da conclusão das obras do posto aduaneiro de Katwitwi, no Município de Savate, para dele se retirar melhor proveito, de modo a estimular as grandes iniciativas de investimento privado na Província, desde o domínio da agricultura e do ecoturismo.
Por sua vez, o Secretário de Estado para as Obras Públicas, Manuel Molares D’Abril, avançou que abre-se um caminho para o desenvolvimento, por ser um corredor que vai trazer benefícios que visam a melhoria de vida das populações do Cubango.
Assegurou que o Executivo angolano está a preparar as condições financeiras para a consignação, muito brevemente, do troço Savate/Cuangar/Calai até Dirico, Província do Cuando, com vista a acelerar o intercâmbio comercial entre Angola e Namíbia.
Neste momento, a empresa construtora já trabalha na montagem dos estaleiros que servirão de apoio às obras e nos próximos dias inicia o processo de desmatação que permitirá a abertura das vias alternativas para possibilitar a circulação de pessoas e bens no troço, enquanto durar a empreitada.