MINISTRO INAUGURA SISTEMA DE ABASTECIMENTO EM MALANJE QUE VAI FORNECER ÁGUA A 8 MIL HABITANTES

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, inaugurou, nesta segunda-feira, 14, o novo sistema de abastecimento de água no município do Quela, localizado a 110 quilómetros da cidade de Malanje, que vai beneficiar mais de oito mil pessoas.
João Baptista Borges anunciou que, 50 anos após a independência, mais de oito mil habitantes do Quela passam a beneficiar de água potável da rede pública.
“A população do Quela é muito especial, pois reside numa localidade histórica e heróica que marca o início da resistência à ocupação colonial. Conseguimos disponibilizar o precioso líquido, 50 anos depois da independência, que vai atender toda população da região”, disse João Baptista Borges.
Segundo o ministro, cada dólar investido na água resulta numa poupança de quatro dólares na saúde, visto que o país enfrenta uma luta contra a disseminação da cólera em certas regiões. Por isso, foram implementados os projectos de abastecimento de água, que são uma das principais prioridades do Executivo e do Presidente da República, João Lourenço.
João Baptista Borges destacou que o Ministério da Energia e Águas está, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027, focado no grande objectivo de universalizar o abastecimento de água em todo o país.
Informou que actualmente 65 por cento da população rural e urbana já tem acesso a esse serviço públicio.
O ministro João Baptista Borges disse que há uma parceria entre o Governo de Malanje e o seu pelouro para fornecer soluções mais estruturantes, tanto projectos de grande escala de construção de sistemas de água, quanto os menores, como poços e pontos de água, que se encontram espalhados pelo meio rural, e muitos estão danificados, uma situação que se verifica em todo o país.
O governante enfatizou a importância de o esforço do Executivo garantir que o investimento coordenado a nível central seja complementado com o investimento local, especialmente na execução.
O ministro da Energia e Águas expressou a sua satisfação ao observar que pequenas comunidades ao longo do trajecto para o município do Quela possuirem reservatórios de água, uma vez que foram estabelecidas condições para conter a disseminação de casos de cólera.
Considerou essas acções não apenas necessárias, mas também urgentes, para garantir que a população usufrua de água potável.
Segundo João Baptista Borges, além do Quela, outras regiões em Malanje vão também beneficiar do sistema de fornecimento de água potável.