EMBAIXADORA EXTRAORDINÁRIA E PLENIPOTENCIÁRIA DE ANGOLA NO REINO DE ESPANHA ENTREGA CARTAS FIGURADAS

f4e63330-e681-4290-b2c4-1e60abfe1e46

A Embaixadora da República de Angola no Reino de Espanha, Balbina Malheiros Dias da Silva, procedeu a entrega, nesta terça-feira, 20, das Cartas Figuradas, ao Introdutor de Embaixadores e Director Geral de Protocolo do Ministério dos Assuntos Exteriores e Cooperação de Espanha (MAEC), Adrian Martin Couce, onde as duas Entidades se debruçaram sobre as relações de cooperação entre os dois Estados, tendo a parte Espanhola garantido que a Embaixadora, Balbina Malheiros Dias da Silva, consta da lista de Embaixadores que procederão a entrega das Cartas Credenciais ao Rei de Espanha, Rei Felipe VI.

LUISA MUDILO

Segundo a nota de imprensa que o Jornal Hora H teve acesso nesta quarta-feira, 21, a Embaixadora Balbina Malheiros Dias da Silva, foi nomeada aos 11 de Fevereiro do ano em curso, vem da República Federal da Alemanha, onde representou Angola como Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária por quase 6 anos.

As relações diplomáticas entre Angola e a Espanha foram formalmente estabelecidas aos 20 de Maio de 1987, com a assinatura do Acordo Geral de Cooperação. Desde então, os dois países têm fortalecido laços políticos, económicos e Culturais, promovendo intercâmbios institucionais e parcerias estratégicas.

Atualmente, Angola e Espanha mantêm uma cooperação activa em sectores como energia, agricultura, pescas, turismo, deporto e cultura, infraestrutura, militar, e indústria transformadora. Alem disso, há um crescente envolvimento do sector privado espanhol em Angola, com mais de 60 empresas operando no país.

Angola continua a ser considerada um parceiro estratégico para Espanha no continente africano e esta posição tende a aumentar de importância, como se pode constatar na visita efectuada por Sua Majestade, o Rei de Espanha, Filipe VI, ao nosso país em Fevereiro de 2023, primeira visita de um monarca espanhol à um Estado da África Subsaariana.

A Missão Diplomática, tendo como base as orientações do Executivo, presta o apoio necessário para a defesa dos interesses do Estado angolano no Reino de Espanha. A realização de reuniões ao mais alto nível e os esforços diplomáticos contribuíram para fortalecer os laços bilaterais, particularmente nas áreas económica, de comércio, na cooperação cultural e turísticas e na colaboração em questões globais.

Você não pode copiar o conteúdo desta página