ASSALTOS VIOLENTOS EM LUANDA: SIC DESMANTELA GRUPO ACUSADO DE ASSASSINAR UM AGENTE DA POLÍCIA E O EX-DIRECTOR INAVIC

O Serviço de Investigação Criminal de Luanda (SIC/Luanda) deteve cinco cidadãos nacionais, com idades entre 30 e 35 anos, suspeitos de integrarem uma associação criminosa responsável por crimes de homicídio qualificado, roubo qualificado, ofensas graves à integridade física e uso de arma de fogo.
FRANCISCO MWANA ÚTA
A detenção foi conduzida pelo Departamento de Combate aos Crimes Contra as Pessoas, em coordenação com o Departamento Municipal de Investigação Criminal do Kilamba Kiaxi, após meses de investigação.
MORTE DE EX-DIRIGENTE E FERIMENTOS GRAVES EM FAMILIARES
O crime que causou maior comoção ocorreu na madrugada de 22 de Abril de 2025, por volta da 01h30, quando o grupo invadiu uma residência no município do Kilamba Kiaxi. A acção resultou na morte de Carlos Manuel David, de 66 anos, ex-director nacional do INAVIC, reformado, e em ferimentos graves a três membros da sua família. As vítimas foram transportadas de imediato para o Hospital Geral de Luanda, onde continuam a receber tratamento.
Segundo apurou o SIC, o plano do assalto foi concebido com base em informações fornecidas por um dos implicados, padeiro de profissão e residente nas imediações, que revelou a existência de bens valiosos na casa.
Durante a invasão, os suspeitos subtraíram um milhão de kwanzas, cartões multicaixa e várias peças de roupa. Um dos elementos, ainda em fuga, utilizou um TPA e, com os códigos em sua posse, retirou duzentos mil kwanzas de um dos cartões.
Os assaltantes também roubaram uma viatura Toyota Prado de cor preta, já apreendida, usada para facilitar a fuga. Para a execução do crime, o grupo utilizou três armas de fogo: duas do tipo AKM e uma pistola.
LIGAÇÃO COM OUTROS CRIMES VIOLENTOS
O mesmo grupo é suspeito de estar envolvido em outro ataque violento, ocorrido na madrugada de 7 de Abril de 2025, também no município do Kilamba. Na ocasião, foi assassinado o agente da Polícia Nacional Miguel Mavungo, de 37 anos, colocado na PSOE, e a sua cunhada foi gravemente ferida com um disparo na perna.
Na mesma noite, os criminosos invadiram outra residência onde feriram gravemente um casal o homem foi atingido com nove tiros e a mulher com um disparo no tornozelo.
Os cinco suspeitos foram apresentados ao Ministério Público e ao Juiz de Garantias, que determinou a prisão preventiva. Na operação, foram apreendidas duas armas de fogo do tipo AKM, um telemóvel e a viatura utilizada no assalto.
O SIC revela ainda que dois dos detidos já cumpriram penas na Comarca de Viana por crimes de roubo e ofensas graves à integridade física.
SIC REFORÇA ALERTA À POPULAÇÃO
Em nota enviada à Redacção do Jornal Hora H, o SIC/Luanda reforça o apelo à sociedade: “Não existem crimes perfeitos e nenhum acto ilícito compensa. Quem persistir em perturbar a ordem social verá o seu futuro comprometido, pois os órgãos de Defesa e Segurança continuarão firmes no combate à criminalidade”, conclui a nota.