PRESIDENTE DA UNIÃO AFRICANA DIRIGIU REUNIÃO COM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS MULTILATERAIS AFRICANAS

Aconteceu hoje no Palácio Presidencial, à Cidade Alta, uma reunião entre o Presidente da República de Angola e Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, e a Aliança das Instituições Financeiras Multilaterais Africanas (AAMFI), à volta da ideia da criação de um Fundo de Desenvolvimento Africano, uma decisão da União Africana tomada em 2022.
LUISA MUDILO
A Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD) foi também parte activa na mobilização das instituições financeiras africanas que vieram a Luanda trabalhar com o Presidente da União Africana.
As discussões estiveram centradas sobre os mecanismos de operacionalização do Fundo pretendido, tendo sido referidos vários exemplos de financiamentos virados ao desenvolvimento do continente concretizados por instituições creditícias africanas como o BAD e o AFREXIMBANK.
ÍNTEGRA DO DISCURSO DO PRESIDENTE JOÃO MANUEL GONÇALVES LOURENÇO, ANFITRIÃO DA REUNIÃO COM A AUDANEPAD E A AAMFI PARA A OPERACIONALIZAÇÃO DO FUNDO DE DESENVOLVIMENTO AFRICANO
Excelentíssima Senhora Nardos Bekele-Thomas – Presidente da Comissão Executiva da Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD);
Excelentíssimo Senhor Samaila Zubairu – Presidente da Comissão Executiva da Aliança das Instituições Financeiras Multilaterais Africanas (AAMFI);
Excelentíssimos Membros da Aliança das Instituições Financeiras Multilaterais Africanas (AAMFI);
Caros Membros do Executivo angolano;
Minhas Senhoras, Meus Senhores;
Permitam-me saudar calorosamente a todos os presentes e expressar o meu apreço e gratidão por se terem disponibilizado a deslocarem-se a Angola, para participar desta reunião de grande relevância e que visa aprofundar a nossa reflexão sobre os mecanismos de operacionalização do Fundo de Desenvolvimento da Agenda 2063.
Não obstante o grande crescimento demográfico e de recursos humanos, o enorme manancial de recursos minerais, hídricos, florestais e outros de que nosso continente dispõe, enfrentamos o desafio da paz e segurança que a todos preocupa, mas sobretudo o desafio do desenvolvimento económico e social dos nossos países, em prol das suas populações.
Como é do nosso conhecimento, África enfrenta uma grande carência em matéria de investimento e financiamento de infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias, portuárias, aeroportuárias, energéticas, de telecomunicações e outras, sem as quais não alcançaremos as metas de desenvolvimento que pretendemos.
Nesta conformidade, a AUDA-NEPAD foi mandatada para liderar a criação do Fundo de Desenvolvimento da Agenda 2063 da União Africana (Decisão 818 da Assembleia de Fevereiro de 2022) com vista a mobilizar recursos financeiros, tanto públicos como privados, para apoiar os esforços de desenvolvimento em África.
A ausência ou fragilidade das infra-estruturas constitui um dos maiores obstáculos ao progresso no continente africano e é por isso que esta reunião tem um carácter tão estratégico e representa um sinal claro de que a África está pronta para assumir o controlo do seu destino através de soluções africanas para os desafios do continente.
O objectivo desta reunião estratégica é obter dos membros da Aliança propostas concretas sobre a estruturação e gestão do Fundo, a estratégia de mobilização de recursos, os mecanismos complementares às instituições financeiras existentes e o modelo de colaboração entre a AUDA-NEPAD e a Aliança das Instituições Financeiras Africanas AAMFI.
Gostaria de aproveitar esta oportunidade para informar que iremos organizar em conjunto com a AUDA-NEPAD, a III Cimeira sobre Financiamento de Infraestruturas em África, que decorrerá em Outubro deste ano aqui em Luanda e gostaríamos de ter o suporte das vossas prestigiadas instituições, na identificação de projetos estruturantes com potencial para acelerar o desenvolvimento sustentável e integrado do continente e a estruturação dos respetivos financiamentos.
Nesta sessão de trabalho, almejamos poder aproveitar a experiência de cada participante e colhermos os melhores contributos para o alcance dos objetivos desta reunião.
Desejo uma boa estadia em Luanda, confiante nos resultados positivos e no sucesso deste encontro.
Muito Obrigado!