NELITO EKUIKUI DESAFIA MPLA A EXPLICAR ORIGEM DO SEU PATRIMÓNIO

O deputado da UNITA, Nelito Ekuikui, desafiou o MPLA a justificar publicamente como foi possível acumular tantos bens e controlar grande parte da economia angolana. A declaração foi feita durante a sua participação no programa de Grande Entrevista da TV Hora H, onde o parlamentar questionou “como é que um partido foi capaz de ser tão rico como é”.
ANNA COSTA
“Estará o MPLA preparado para mostrar como é que adquiriu todo o seu património a nível do país? Está preparado?”, perguntou Nelito Ekuikui, acrescentando que muitas das maiores empresas, bancos e meios de comunicação social do país estão sob controlo directo do partido no poder.
“A TV Girassol agora, penso, pertence a eles e tantos outros monopólios que existem neste país”, acusou.
Durante a entrevista, o parlamentar teceu várias críticas ao partido no poder e acusou-o de adiar o desenvolvimento do país e de tratar Angola como se fosse um “quintal seu” e como se detivesse um “título de propriedade”.
O deputado classificou o MPLA como “antro da corrupção em Angola” e defendeu que a luta política deve centrar-se em acções concretas, e não em lamentações. “O povo não está mais à espera de lamentações, o povo está à espera de atitudes”, afirmou o deputado que defendeu a necessidade de uma alternativa que represente proteção e esperança para os cidadãos.
“O povo precisa de uma sombrinha para se proteger, e nós temos que ter essa sombrinha”, afirmou, em referência ao papel que a oposição deve desempenhar.
Nelito Ekuikui, secretário geral da Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), braço juvenil da UNITA, apelou ainda à união dos angolanos em torno de uma alternativa política que proteja os interesses do povo e promova uma verdadeira reforma do Estado. “Nada é impossível, só depende dos homens”, disse.