EXECUTIVO REFORÇA APOSTA NOS ESTÁGIOS PROFISSIONAIS

O aumento dos programas de estágios profissionais remunerados, por meio de iniciativas como a Jovens com Oportunidades de Bons Empregos, tem beneficiado, desde Janeiro deste ano até este mês, mais de 41 mil jovens de nove províncias do país, disse, quinta-feira, em Ndalatando, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
Teresa Dias destacou o impacto social de tais iniciativas criadas pelo Executivo e gerido pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), que têm permitido apoiar, por meio do Fundo Nacional de Emprego de Angola (FUNEA), os jovens recém-formados e ajudar no acesso destes ao primeiro emprego, oferecendo um período de experiência prática em empresas.
O programa Jovens com Oportunidades de Bons Empregos, explicou, é parte das políticas activas de promoção do emprego, ajustadas às necessidades da juventude, sobretudo no domínio da formação, empregos e empreendedorismo.
“O programa vai ser implementado em todo o país, de forma a melhorar as oportunidades de acesso ao trabalho digno”, disse.
A ministra acredita que com a formação adequada, políticas públicas orientadas e o devido apoio, o Estado angolano pode tornar possível a materialização dos sonhos da juventude em relação à inserção no mercado de trabalho.
COMPROMISSO
O governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, reafirmou, ontem, o compromisso do Governo local com a inserção dos jovens no mercado de trabalho e no incentivo do empreendedorismo nas comunidades.
Muitos dos programas do Executivo, avançou, têm permitido capacitar os jovens com formação técnico-profissional e dotá-los dos conhecimentos para serem empreendedores.