“O QUE ACONTECE NA ASSEBELEIA NACIONAL É UMA AUTÊNTICA VERGONHA” DIZ DEPUTADO DOMINGOS PALANGA

1e0a5f74-5c1f-43fa-a078-21cc68767456

O deputado pela bancada parlamentar da UNITA, Domingos Eduardo Palanga lançou fortes críticas ao actual estado da política angolana durante a sua participação no programa “ A Outra Face da Moeda”, da TV Hora H. Numa intervenção marcada pela franqueza e desabafo, Palanga afirmou ter perdido o orgulho de fazer parte da Assembleia Nacional, classificando o ambiente parlamentar como uma “vergonha autêntica”.

ANNA COSTA

“Diz-se que um militar pode matar uma pessoa com cada disparo, mas um político pode acabar com uma nação só com uma decisão errada”, declarou, visivelmente indignado.

Palanga denunciou comportamentos dentro do Parlamento que, segundo ele, não contribuem para o progresso do país, chegando mesmo a comparar certas atitudes a distúrbios psiquiátricos. “Há políticos que com palavras não mudam de atitude, acho que precisam de remédios… há políticos que deviam ser curados”, disparou.

O deputado foi mais longe e admitiu publicamente que, se dependesse apenas da sua vontade, não renovaria o seu mandato para o período de 2027 a 2032.

Domingos Palanga também apontou o dedo ao histórico de processos eleitorais em Angola, classificando-os como viciados e fraudulentos. Referiu que as eleições de 1992, 2008, 2012, 2017 e 2022 foram marcadas por graves irregularidades, e alertou que as condições estão a ser novamente criadas para uma repetição em 2027.

“Estamos a assistir à construção de mais um processo eleitoral desequilibrado. É inadmissível que alguns comecem a corrida eleitoral 100 metros à frente dos outros. Precisamos de regras justas, com todos em igualdade de circunstâncias”, defendeu.

O parlamentar advertiu para as possíveis consequências sociais e políticas dessa situação, referindo-se ao crescimento da insatisfação popular e à consciência política crescente dos angolanos.

“O povo angolano é tão pacífico quanto duro. A fúria do povo moçambicano não chega à metade da fúria do nosso povo. Estamos a preparar um cocktail humano que pode despoletar uma situação 10 vezes mais grave do que em Moçambique”, alertou.

Ao encerrar a sua intervenção, Domingos Palanga deixou um aviso directo ao partido no poder.

 “O MPLA que não pense que controla tudo e todos. Diz-se que se pode brincar com o povo durante muito tempo, mas não se pode brincar com o povo durante todo o tempo.”

O programa “A Outra Face da Moeda” da TV hora H, é um espaço de debate com a duração de duas horas (17:30-19:30), realizado semanalmente às sextas-feiras, com a participação de duas personalidades que abordam entre três a quatro temas de destaque nacionais ocorridos durante a semana.

Você não pode copiar o conteúdo desta página