MPLA PROMOVE DEBATE SOBRE DESAFIOS DO SECTOR INDUSTRIAL

A revitalização do sector da indústria em Angola, desafios e oportunidades foi tema de destaque durante a segunda sessão ordinária do Bureau Político do Comité Central do MPLA, reunido ontem, em Luanda, sob orientação do líder do partido, João Lourenço.
Os membros desse órgão de direcção do partido promoveram uma profícua discussão à volta do assunto, que foi aprovado como tema de debate para a VII sessão ordinária do Comité Central, a realizar-se na próxima segunda-feira, no Centro de Conferências de Belas (CCB), igualmente em Luanda.
De acordo com o comunicado da reunião, lido pelo secretário para a Informação e Propaganda do Bureau Político, Esteves Hilário, a sessão de ontem do Bureau Político apreciou a sua proposta da agenda de trabalhos.
Na sequência, o Bureau Política apreciou e aprovou uma série de documentos relativos à vida interna do partido, a serem submetidos aos membros do Comité Central na próxima reunião.
O órgão de direcção do MPLA apreciou e aprovou, ainda, o projecto de regulamento de organização e funcionamento do Departamento para a Política Económica e Social do Comité Central e o parecer sobre a candidatura do militante Justino Camota ao cargo de segundo -secretário do partido na província do Huambo. A ocasião serviu ainda para o Bureau Político tomar conhecimento de informações relativas ao processo de realização das assembleias constitutivas dos órgãos e organismos do partido, no âmbito da nova Divisão Político-Administrativa.
A reunião começou com a observação de um minuto de silêncio em memória dos “camaradas” Alberto Correia Neto e João Luís Neto -Xietu, ambos antigos membros daquele organismo de direcção central do partido, falecidos recentemente.
O Bureau Político é o organismo permanente de direcção do MPLA, que delibera no intervalo entre reuniões do Comité Central e se ocupa dos ajustamentos pontuais das estratégias do partido. O organismo é eleito pelo Comité Central, de entre os seus membros, através de lista completa, pelo sistema maioritário.
Já o Comité Central é o órgão deliberativo máximo do partido no intervalo dos congressos que estabelece a linha de orientação política do MPLA, no quadro das decisões dos congressos.
O Comité Central é eleito em congresso pelo sistema maioritário de listas concorrentes, integrando membros eleitos directamente nesse órgão e representantes de outros órgãos e organizações, nos termos dos Estatutos e dos regulamentos do partido.