NO UÍGE: PROFESSOR É DETIDO APÓS DENUNCIAR CONDIÇÕES PRECÁRIAS NO CENTRO DE SAÚDE MUNICIPAL

3e18f7ce-a45b-4514-ac6e-0827ba1e81b6

O professor que responde pelo nome de Salakiaku Paulo Alfredo, colocado no Liceu de Cangola, município de Alto Cauale, no Uíge, foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) Municipal após denunciar supostos maus-tratos sofridos por pacientes no Centro Municipal de Saúde.

REDACÇÃO JORNAL HORA H

Segundo uma nota enviada pelos colegas, ao jornal Hora H, a detenção ocorreu sob a alegação de que, por ser membro da JMPLA, ele não devia expor problemas publicamente, mas sim relatar eventuais irregularidades internamente, durante a reuniões do Comitê Municipal do partido. 

A denúncia do professor, de acordo com a nota, sirgiu após um episódio pessoal, onde ele quase perdeu seu próprio filho devido às condições inadequadas de atendimento na unidade de saúde.

Motivado pela dor e pelo desejo de evitar que outras famílias passassem pela mesma situação, Salakiaku decidiu tornar pública sua insatisfação, ao buscar chamar a atenção das autoridades para a necessidade de melhorias. 

A detenção está a gerar indignação entre os alunos e colegas, uma vez que o professor tem prova marcada para o dia seguinte.

Para muitos, a prisão representa uma violação ao direito de liberdade de expressão e ao exercício da cidadania.

Até o momento, não houve pronunciamento oficial das autoridades municipais sobre o caso.

Informações chegadas a nossa redacção, o referido docente já foi posto em liberdade.

Você não pode copiar o conteúdo desta página