ANGOLA 50 ANOS: PRESIDENTE DO MOVANGOLA APELA PRESERVAÇÃO DAS MEMÓRIAS COLECTIVAS DO NACIONALISMO ANGOLANO

O Presidente do Movimento de Apoio Solidário de Angola (MOVANGOLA), António Alcides Sawanga, apelo neste sabado, aos angolanos a preservação das memórias colectivas do nacionalismo angolano, as referidas declarações foram proferidas no acto de lançamento das Jornadas Patriotica do MOVANGOLA, para o Ano 2025.
LUISA MUDILO
Segundo o número um do MOVANGOLA, os angolanos e não só, devem valorizar e respeitar o contributo da Igreja no processo do Nacionalismo Angolano, para a conquista da independência e preservação da Paz, rumo ao desenvolvimento sustentável do país e o papel das Autoridades Tradicionais na mediação de conflitos e preservação da Unidade Nacional.
ÍNTEGRA DO DISCURSO
SUA EXCELÊNCIA DR.ª ANA PAULA DA SILVA DO SACRAMENTO NETO, MINISTRA DA ACÇÃO SOCIAL, FAMÍLIA E PROMOÇÃO DA MULHER, EM REPRESENTAÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA DR.ª ESPERANÇA DA COSTA, VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE ANGOLA;
SUA EMINÊNCIA REV. LUÍS NGUIMBI, PRESIDENTE DO FÓRUM CRISTÃO ANGOLANO;
SUA EMINÊNCIA REVª DEOLINDA DORCA TECA, MEMBRO DO CONSELHO DA REPÚBLICA;
RESPEITÁVEIS REPRESENTANTES DE PARTIDOS POLÍTICOS;
DIGNISSIMOS DEPUTADOS DA ASSEMBLEIA NACIONAL;
CAROS MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL, ENTIDADES RELIGIOSAS E AUTORIDADES DO PODER TRADICIONAIS.
CAROS CONVIDADOS, MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES!
É com elevado sentido de responsabilidade, que manifesto a grande satisfação, pela presença amistosa de todos, para mais um exercício de cidadania participativa, onde os desafios da democracia apontam para uma atitude consciente de contribuirmos cada vez mais, para o engrandecimento do país.

Estimados Convidados!
Este gesto, é uma demostração clara de reconhecimento público do MOVANGOLA, em nome da sociedade cívil organizada, no sentido de galvanizar os diferentes actores da sociedade civil, para junto realizarmos as mais profundas aspirações do povo angolano, no quadro de acções sociais complementares ao desempenho do executivo.
Neste sentido, o Movimento de Apoio Solidário de Angola (MOVANGOLA), na qualidade de uma organização da sociedade civil, com representações em todo território nacional e no estrangeiro, a luz dos seus estatutos, esta vocacionada na realização de actividades capaz de contribuir para o desenvolvimento das comunidades angolana, quer no país e na diáspora, convista a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Caros Participantes!
Nos últimos tempos, são notórios os desafios sociais, económicos e materiais, que afectam a vida das populações de um modo geral em todo o país, nos domínios da habitaçao, emprego, segurança social, saúde e educação, não obstante os esforços que o Executivo tem vindo empreender na mitigaçao dos mesmos.
Nesta perspectiva, a sociedade civil reconhece que a resolução destes problemas, não depende única e exclusivamente do Executivo. Pelo que, o MOVANGOLA, associando-se aos esforços do Governo angolano, tem vindo a desenvolver um conjunto de acções, enquadrado no seu Projecto Patriotico denominado ANGOLA MINHA TERRA, MINHA PÁTRIA E MEU PAÍS, que visa dentre outros, elevar os níveis de cidadania patriótica da juventude e da sociedade em geral, no sentido de galvanizar e sensibilizar o cidadão a envolver-se nas politica pública do país, realizando acções sociais apartir da sua comunidade.
Minhas senhoras e meus senhores!
No quadro das Jornadas comemorativas sob lema: “Angola 50 anos: Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor”, o MOVANGOLA vai desenvolver intensas Jornadas de 22 de Março à 15 de Outubro do corrente ano, em todo país e na diáspora, as suas acções Patrioticas de Exaltação com diferentes actores da sociedade civil, no âmbito dos 50 anos da Independência Nacional.
Levando consigo as seguintes reflexões:
Preservação das memórias colectivas do Nacionalismo Angolano;
Valorização dos ganhos da Independência, como Pressuposto do desenvolvimento sustentável do país;
O contributo da Igreja no processo do Nacionalismo Angolano, para a conquista da independência e preservação da Paz, rumo ao desenvolvimento sustentável do país;
O papel das Autoridades Tradicionais na mediação de conflitos e preservação da Unidade Nacional;
O contributo das organizações da sociedade civil na manutenção das Conquistas Alcançadas para o garante de um futuro melhor;
Valorizar as memórias de todos às figuras emblematica do país, que lutaram para conquista da Independência de Angola.
Com estas palavras, declaro o lançamento em todo país e na diáspora, as Jornadas Patriotica do MOVANGOLA, para o Ano 2025.
MUITO OBRIGADO