INCOMPETÊNCIA AFASTA JOSÉ CALENGI DA DIRECÇÃO DO INE, JOEL FUTI É O NOVO DIRECTOR DO INSTITUTO

172b069d-0823-484f-aad1-07960815eefd

A desorganização que se evidenciou no Recenseamento Geral da População e Habitação “Censo 2024”, quer antes, durante e depois do acto, poderá ter sido a principal causa do afastamento de José Calengi do cargo de director-geral do Instituto Nacional de Estatística (INE), mostrando uma tamanha incompetência de liderança e administração.

REDACÇÃO JORNAL HORA H

Desde aos adiamentos, prorrogações, ineficácia e aos atrasos dos salários dos agentes de campo, no Censo 2024, José Calengi deu cartas de incompetência na liderança do INE. Até ao momento, existem famílias que não foram contadas e agentes que não foram pagos.

Como se sabe, o Censo 2024 foi marcado por várias irregularidades que transcendem até hoje. Pontualidade, seriedade, honestidade, responsabilidade, foram alguns dos muitos princípios deixados de fora.

Até ao dia 28 Fevereiro deste ano, o colectivo dos agentes de campo do Censo 2024 manifestou a sua indignação com a falta de pagamento pelos serviços prestados. Lembrando que, durante o período de coleta dos dados, os agentes enfrentam inúmeras dificuldades, como a falta de recursos para alimentação, levando muitos a trabalharem em condições precárias; riscos à segurança, ao percorrer áreas de difícil acesso para cumprir com as funções; endividamento, já que tiveram que arcar com custos de transporte e outras despesas do trabalho.

“Mesmo com esses desafios, cumprimos nossas obrigações com dedicação e profissionalismo, acreditando no compromisso do INE de honrar os pagamentos acordados no contrato. No entanto, até o presente momento, não recebemos a remuneração devida, o que tem gerado sérias dificuldades financeiras para muitos Agentes de Campo”, escreveram os agentes na reclamação dirigida à directoria do INE.

Diante desse cenário, o colectivo solicitou por um posicionamento oficial e imediato sobre a regularização dos pagamentos, um prazo concreto para o pagamento dos valores devidos a todos os agentes de campo e maior transparência por parte do INE em relação a situação financeira do Censo 2024 e os motivos do atraso.

Em caso da não seriedade do Instituto Nacional de Estatística, relativamente aos pagamentos, os agentes ameaçaram realizar uma manifestação pública para denunciar a situação.

Dado a estes constragimentos, o economista Joel Futi foi nomeado, esta quarta-feira, 5, como novo director-geral do Instituto Nacional de Estatística, em substituição de José Calengi.

Segundo uma nota de imprensa, Joel Futi foi nomeado pelo ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, por conveniência de serviço.

O INE é uma instituição pública que goza de autonomia capacidade jurídica, técnica, administrativa e financeira, tendo como missão dinamizar, coordenar, recolher, tratar e difundir a informação estatística oficial nacional à luz do art.° 18.° da Lei do SEN.

O Instituto Nacional de Estatística é tutelado pelo Ministério do. Planeamento.

Você não pode copiar o conteúdo desta página