CHUVA DESTAPA INCOMPETENCIA: VIANA, CAZENGA, RANGEL E MULENVOS MAIS AFECTADOS

transferir (19)

Os municípios de Viana, Rangel, Cazenga e Mulenvos foram os municípios mais afectados pelo temporal que se abateu, na madrugada desta terça-feira, 18, sobre a cidade de Luanda.

De acordo com uma nota do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), enviada aa imprensa, no Kilamba, mais concretamente nas imediações do Supermercado Kero, regista-se a inundação da via, bem como a subida do nível da Bacia de retenção do KK 5000.

Em Viana, na rua dos Bombeiros está, também, inundada. Bairros no Cazenga registam o mesmo cenário, segundo dados preliminares.

No município da Ingombota, no bairro Ilha do Cabo, zona da Marinha de Guerra, a Igreja do Carmo encontra-se inundada e uma árvore caiu na rua Amílcar Cabral.

Por sua vez, no Rangel, a rua Eugénio de Castro está, igualmente, inundada e há também registo de uma árvore caída.

Nos Mulenvos, no bairro do Capalanga, no Sector 12 e 13, zona do 11 de Novembro, verifica-se a progressão de uma ravina que ameaça engolir habitações daquele perímetro e cortar a circulação de pessoas e bens.

“Até ao momento, por toda a cidade de Luanda destacam-se a dificuldade na mobilidade de pessoas e bens, devido ao constrangimento nas vias secundárias e terciárias, bem como a subida do nível das bacias de retenção e consequentemente a subida do nível do caudal das valas de drenagens e as linhas de águas”, lê-se no documento.

No comunicado, os bombeiros sublinham, ainda, que as equipas continuam a trabalhar no terreno para apurarem e fazerem o levantamento dos dados, além de prestarem o apoio às populações possivelmente afectadas pelo temporal. JA

LUÍS NUNES ASSEGURA MELHORIA DO SANEAMENTO BÁSICO EM LUANDA

O governador de Luanda, Luís Nunes assegurou, hoje, que a capital do país vai conhecer, nos próximos dias, uma melhoria significativa no saneamento básico.

O governador local, que falava à imprensa durante uma visita de trabalho ao município do Hoji-ya-Henda para avaliar o estado das infra-estruturas após o temporal durante a madrugada de terça-feira, mostrou-se consciente que, em Luanda, em época chuvosa existem muitos problemas a nível de valas de drenagem, escoamento das águas e até em termos de construções em linhas de água.

Para o responsável máximo pela região, as mudanças só serão possíveis se os cidadãos colaborarem.

No entanto, Luís Nunes frisou que os problemas serão “paulatinamente resolvidos” desde as valas de drenagem às vias de acesso para acabar com o alagamento em vários bairros comerciais e residenciais.

Por fim, sublinhou que os sectores da Saúde e da Educação também serão alvo de melhorias, uma vez que são prioritários para o pelouro.

Você não pode copiar o conteúdo desta página