OAA INSTAURA PROCESSO DISCIPLINAR AO DAVID MENDES POR VIOLAÇÃO DE DEVERES
A Ordem dos Advogados de Angola (OAA) instaurou um processo disciplinar contra David Mendes, por presumível violação dos deveres de reserva, de sigilo profissional, de confiança e integridade, estabelecidos nos Estatutos da Ordem dos Advogados de Angola e no Código de Ética e Deontologia Profissional desta mesma ordem.
FRANCISCO MWANA ÚTA
A OAA procedeu-se de tal modo porque o advogado David Mendes revelou informações dos seus constituintes sobre o processo crime que pesa aos supostos terroristas.
Em face a entrevista do advogado à Rádio Correio da Kianda, onde prestou esclarecimentos e emitiu posicionamentos relacionados ao Processo-crime n.º 82231/024, o Conselho Provincial de Luanda da Ordem dos Advogados de Angola reuniu, em sessão extraordinária, na quarta-feira, 29 de Janeiro, para analisar o pronunciamento do referido advogado, tendo deliberado que:
“Ao abrigo das disposições combinadas dos artigos 38. o); 76. n.º 1, 78.” n.º 1 dos Estatutos da Ordem dos Advogados de Angola, 2.° n.º 1; 3. n.º 2 e 15. n.º 1 do Regulamento Disciplinar dos Advogados, ordenar a instauração de procedimento disciplinar contra o Dr. David Mendes, por presumível violação dos deveres de reserva, de sigilo profissional, de confiança e integridade, estabelecidos nos Estatutos da Ordem dos Advogados de Angola e no Código de Ética e Deontologia Profissional da Ordem dos Advogados de Angola”.
Em entrevista a TPA, David Mendes disse que vai, igualmente, processar a Ordem dos Advogados de Luanda por pôr em causa o seu bom nome e imagem.
Adiantou, ainda, que se prestará a contar, em tribunal, tudo o que sabe sobre o caso, pois, disse que conhece todos os mandantes do acto terrorista. Por isso, entende que haja uma pressão política à OAA para lhe afastarem do processo e, assim, os arguidos mentirem em tribunal que foram eles mesmos os responsáveis dos actos preparatórios de terrorismo sem participação de nenhum político.
“Esse é maluco. Desde quando é que a UNITA tem o poder de fazer pressão à OAA? Pensa que UNITA é tipo MPLA que cafricou todas instituições”, reagiu Raúl Chipindi ao deparar-se com as declarações do advogado.
“David Mendes esteve em serviço antes até as eleições de 2022, depois esteve de férias, e, agora, que faltam dois anos para as eleições de 2027, voltou a entrar em cena”, disse, em tom sarcástico Ângelo Mateus.