DETIDOS SETE CIDADÃOS QUE DEDICAVAM-SE EM “ROUBO” DE CARROS DE TÁXIS PRIVADOS
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve sete cidadãos nacionais com idades compreendidas entre 18 e 40 anos, no município Kilamba-Kiaxi, em Luanda, implicados nos crimes de associação criminosa, ameaças de morte e roubo qualificado de viaturas.
NDOMBI ZADIMENGA
Dos detentos, quatro deles são os mesmos implicados no assalto que ocorreu no dia 14 de Janeiro do ano em curso, na comuna do Golfo II, na via pública, em que foi lesado um cidadão de 33 anos de idade, motorista de aplicativo. A acção aconteceu por volta das 01h da madrugada, quando o lesado encontrava-se na via a exercer serviço de táxi personalizado, solicitado por quatro indivíduos para uma corrida que os retiraria do bairro Cassequel ao bairro Popular, no percurso, ao chegar nas imediações da escola Especial, no Golfo II, os criminosos anunciaram o assalto, dois dos quais sob posse de armas brancas. Sob ameaças de morte, roubaram valores monetários e bens pessoais do condutor e, de seguida, retiraram-lhe do veículo e seguiram viagem. Feito isso, e já em posse do meio, puseram-se a desmanchar os acessórios da referida viatura como a placa, rádio e outros.
Outros três foram, igualmente, detidos pela situação análoga, implicados no crime de roubo qualificado de um Suzuki Alto de cor cinzenta e diversos artigos sob posse de pistolas, de marca makarov.
Este segundo cenário teria ocorrido no dia 21 de Janeiro deste ano, no Golfo I, em que foi lesado um cidadão de 39 anos de idade. Segundo o SIC, o facto ocorreu às 22h00, na via pública, quando o lesado exercia serviço de táxi privado, nas imediações do bairro Avó Cumbi. Foi solicitado pelos bandidos para os levar ao Golfo II. No percurso, quase ao local de destino, anunciaram o assalto e imobilizaram-no, retirando-lhe do volante e colocaram-no no banco traseiro. De seguida, passaram a circular com a mesma viatura em várias artérias da cidade, precisamente nos bairros Popular, Zona do Jumbo e Avó Cumbi, onde, fazendo-se passar por taxistas, protagonizaram vários assaltos aos passageiros que subiam na viatura, obrigando-os a descer depois dos roubos dos telemóveis, carteiras, anéis, fios de ouro e outros objectos pessoais.
Os implicados foram detidos na Avª Machado Saldanha, ao serem interpelados por agentes da Polícia que, por atenção à denúncia, identificaram-nos e detiveram-nos em posse da viatura e de uma pistola.
Entretanto, os sete visados foram presentes ao Ministério Público e ao juiz de garantia que os aplicou a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.
Nesta operação, Serviço de Investigação Criminal apreendeu duas pistolas makarov, com respectivos carregadores, e três munições, duas viaturas, um Kia Morning e um Suzuki Alto, um Iphone 15 Pro Max, um fio de ouro, uma sabre, uma faca de cozinha, um pneu de socorro, uma placa electrónica de viatura, um rádio reprodutor do tipo plasma e um macaco mecânico.