PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO EM VISITA DE ESTADO À REPÚBLICA FRANCESA
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, iniciou a meio da manhã desta quinta-feira, 16, a sua visita de Estado à República Francesa, que responde a um convite do seu homólogo, o Presidente Emmanuel Macron.
REDACÇÃO JORNAL HORA H
Segundo a fonte do Jornal Hora H, o primeiro acto foi uma presença no Palácio Nacional “Os Inválidos”, onde o Chefe de Estado recebeu as honras protocolares reservadas a altos dignitários, nomeadamente a execução dos Hinos Nacionais (Angola Avante e a Marselhesa), passou revista às tropas em parada e assistiu a um desfile militar de efectivos representando várias forças do sistema de defesa francês.
Com o Presidente João Lourenço esteve o Presidente Emmanuel Macron, num registo extraordinário do protocolo observado tradicionalmente, onde os Presidentes franceses não se deslocam ao Palácio “Os Inválidos” para acompanhar Chefes de Estado convidados.
O propósito foi mostrar, desde o primeiro acto, a alta importância e significado que as autoridades francesas atribuem a esta visita do Presidente da República de Angola.
ORDEM MÁXIMA DE FRANÇA PARA CHEFE DE ESTADO ANGOLANO
O Governo da República Francesa, na pessoa do Presidente Emmanuel Macron, anunciou hoje em Paris a atribuição da Ordem Nacional da Legião de Honra, a mais alta condecoração honorífica deste país europeu.
A ordem, que distingue o mérito na sua expressão mais elevada e é o reconhecimento máximo da nação francesa, foi instituída por Napoleão Bonaparte no dia 20 de Maio de 1802.
Na declaração feita no Palácio de Élysée, ao lado do estadista anfitrião, o Presidente João Lourenço agradeceu vivamente o gesto de França e suas Autoridades, confessando em público se tratar de “uma total e grata surpresa” porque o momento não constava do programa oficial da visita.
ASSINADOS RELEVANTES ACORDOS ENTRE FRANÇA E ANGOLA
No âmbito da visita de Estado que o Presidente da República, João Lourenço, efectua à França, foram assinados vários acordos que elevam o nível da cooperação entre os dois países.
O Acordo Geral que ampara todo o universo da cooperação bilateral – um documento do ano de 1976 – foi revisitado para beneficiar de ajustes e actualizações, tendo em conta o seu tempo de vigência e o muito que o mundo mudou desde então; seguiramse-lhe outros instrumentos jurídicos, assinados todos no pressuposto de que Paris e Luanda avancem para uma etapa de relações diferenciadas, com maiores ganhos de parte a parte.
No campo da política e diplomacia, assinou-se um acordo que permite criar um Mecanismo de Consultas Políticas.
100 MILHÕES DE EUROS PARA A EXPANSÃO DA AGRICULTURA EM ANGOLA
No domínio da economia, só para o sector agrícola o Estado francês disponibilizou-se a apoiar Angola com um montante de cem (100) milhões de Euros; outra cifra substantiva foi direccionada para a protecção da Palanca Negra Gigante, no acordo firmado sobre Biodiversidade.
Os restantes acordos são para alavancar, nomeadamente, os sectores da Inovação e do Ensino Superior.