ORGANIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS DO MININT NO UÍGE NA AGENDA DE MANUEL HOMEM NO UÍGE
Manuel Gomes da Conceição Homem, Ministro do Interior, encontra-se na província do Uíge, onde permanecerá por 48 horas, com objectivo de avaliar a organização e funcionamento das estruturas do órgão sob sua tutela, fazendo, para tal, acompanhar-se do seu comandante-geral, Comissário-Geral Francisco Monteiro Ribas da Silva e demais individualidades destacadas no aludido sector.
No solo do Uíge, instantes depois de terem atravessado o rio Dange, deixando na outra margem a vizinha província do Bengo, Manuel Homem e seus pares, foram recebidos com cumprimentos de boas-vindas pelo delegado e comandante provincial da Polícia Nacional no Uíge, Comissário Ernesto Haiyamunye. Porém, minutos depois da paragem no posto policial do Rio Dange, afecto ao comando provincial do Uíge, seguiram viagem com passagem nos municípios da Vista Alegre e Kitexe, até a sede desta região norte.
Já na cidade do Uíge, José Carvalho da Rocha, governador provincial do Uíge, fazendo as honras de casa, recebeu o ministro do interior e demais membros na sala nobre do governo local, onde abordaram temas ligados à potencialização dos órgãos que compõem o MININT a nível da região, bem como o contínuo alinhamento para o alcance de soluções conjuntas sobre aspectos relacionados com a segurança pública.
O contrabando de combustível e o controlo dos fluxos migratórios, igualmente , não ficaram no alheio, para isso, constaram como temas no referido o encontro de cortesia, que uniu as duas entidades que fazem parte no mosaico governativo do país. Entretanto, este portal apurou de fontes próximas do comando provincial local, que, antes do seu regresso a capital de Angola, Luanda, o ministro tenciona deslocar-se no município do Songo, 40 quilómetros a norte da sede da cidade do Uíge, para inteirar-se da exploração do ouro de maneira ilegal por parte da população e não só.