PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO MANIFESTA CONSTERNAÇÃO POR MORTE DE JIMMY CARTER
Em mensagem enviada ao Presidente norte americano, Joe Biden, o Chefe de Estado angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, transmite o seu pesar pelo falecimento do antigo Presidente dos Estados Unidos da América Jimmy Carter, que ocorreu neste domingo, 29 do corrente ano, diz uma nota enviada hoje a redacção do Jornal Hora H.
NDOMBI ZADIMENGA
Eis o teor da missiva:
Excelência Joseph Robinette Biden Júnior,
Presidente dos Estados Unidos da América Washington DC
É com sentimento de pesar que tomei conhecimento do passamento físico do Senhor James Earl Carter Jr., ocorrido ontem no seu domicílio.
Nesta hora de luto para o povo norte-americano, desejo saudar o percurso exemplar desta grande figura que percorreu todo um século, durante o qual pôde vivenciar, observar e desempenhar um papel actuante e activo nos acontecimentos que marcaram indelevelmente a história da Humanidade nos últimos cem anos, tendo alcançado assim, uma dimensão política que transcendeu o seu mandato como 39º Presidente dos Estados Unidos da América.
O Mundo se recordará, sem dúvidas, da influência e capacidade negocial do Presidente Carter na resolução de conflitos no complexo contexto da Guerra Fria.
O antigo Presidente Jimmy Carter deixa aos Estados Unidos da América um precioso legado institucional que vai seguramente continuar a obra da sua vida, que foi a de defender e promover os princípios democráticos que sempre constituíram a bússola das suas acções, como cidadão e homem político.
Em nome do Executivo angolano e no meu próprio, endereço as nossas mais sentidas condolências pela perda de uma tão distinta personalidade, pedindo a Vossa Excelência que as estenda à família enlutada e aos amigos. Queira aceitar, Excelência, os protestos da minha alta estima e consideração.