POLÍCIA EM CAFUNFO ACUSADOS DE DETEREM TRÊS MEMBROS MOVIMENTO LUNDA TCHOKWE SEM JUSTA CAUSA
Três membros do Movimento do Protetorado Lunda Tchokwe, nomeadamente Muanangana Mwandumba de 68 anos, Kabuba Wangwamba de 50 anos e Jakinito Sweno de 54 anos, foram detidos, na manhã deste sábado, 21, na esquadra da Elevação, sem motivos aparentes, segundo denúncia dos seus parentes no município do Cuango, Província da Lunda Norte.
NDOMBI ZADIMENGA
De acordo com os denunciantes, a detenção acontecera quando Kabuba Wangwamba, e Jakinito Sweno, em preparação para as festas de natal, dirigiam-se de motorizada (vulgo Kupapata) à quinta, no município do Caungula, para tirar uma cabeça de gado para a comemoração da quadra festiva.
Pelo caminho, no Bairro Elevação, o motoqueiro com quem andavam parou alguns metros próximo à esquadra policial naquela zona, onde encontraram dois agentes da polícia que os mantiveram detido sem explicar o real motivo.
Segundo as fontes, quando se aperceberam da detenção dos seus companheiros, Muanangana Mwandumba, na qualidade de mais velho, dirigiu-se a mesma esquadra para saber o que terá se passado para a detenção dos mesmos, porém foi igualmente detido, sem razões aparentes.
Até ao fecho desta matéria, já se passavam mãos de 10 horas e os cidadãos detidos no posto da Elevação já haviam sido encaminhados para a esquadra central de Cafunfo.
As fontes que entraram em contacto com o Jornal Hora H, afirmam que caso de detenções aos membros do Movimento Protetorado, liderado por José Mateus Zecamutchima, têm sido frequentes e pedem a libertação dos seus companheiros.