ORÇADA EM MAIS DE 753 MILHÕES: EMPRESA ANLINGOLA INTERNACIONAL LDA ABANDONA OBRAS DAS RUAS DE CACUACO
A falta de reabilitação da antiga Estrada Nacional 100, que dá acesso a vila de Cacuaco, ao Caterpilar, tem sido o motivo de preocupação dos munícipes que pedem por uma intervenção urgente do governo, apesar de já ter sido orçamentada em 2021
ANNA COSTA
Numa ronda feita pelo Jornal Hora H naquela zona do município foi possível notar o estado considerado de abandono daquela via que segundo os munícipes a obra já conheceu um orçamento no valor de mais de 700 milhões de kwanzas, com um prazo de 6 meses de duração e este como empreiteiro a empresa “Alingola Internacional Lda”.
Um dado curioso que deixa indignação aos munícipes tem a ver com o facto de num lado estar a via que dá acesso ao comité municipal do MPLA daquele município e encontra-se toda asfaltada, ao passo que, metros depois, está a rua do comité municipal da Unita, sem asfalto e totalmente esburacada.
“A discrepância que existe entre estas duas zonas dos comités não é outra coisa a não ser intolerância política. Deram conta que aquela zona toda está asfaltada onde está o comité do Mpla, agora, onde começa o da UNITA não tem asfalto e isso tem sido uma tremenda confusão”, disse o secretário para mobilização da JURA no município João Ukuahamba
Os moradores reclamam ainda pela muita poeira que tem se levantado. E disseram que quando caiem as chuvas a situação é pior.
“Esse tempo ainda está normal, quando as chuvas começarem a bater fortemente as viaturas passam com grandes dificuldades”, disse um dos moradores ao Jornal Hora H
“Se acompanharam, até lá em frente os buracos estão demais, com a chuva ficam tapados com água e o automobilista se não tiver cuidado e vier com uma velocidade, pode acidentar”, disse outro.
Fernando Sakuawela, professor e coordenador do projecto Mão Cidadã lamenta a situação e exorta a Administração Municipal de Cacuaco a rever a questão.
“Nós pensamos que seria de bom-tom que a administração de Cacuaco pudesse pressionar a empresa vocacionada para o efeito porque terá se beneficiado de recursos… a não ser que haja alguma conveniência por parte dos actores ligados a gestão local do Estado, porque se não for o caso, então é uma questão de se fazer alguma pressão junto da empresa para o mais rápido possível se soluciona esta via”.
De recordar que no ano passado o Administrador Municipal de Cacuaco Auxílio Jacob fez saber que seriam asfaltadas cerca de 90 quilómetros de estradas, no decurso de 2024.
Vale lembra que o município de Cacuaco sagrou-se vencedor na classificação de melhor participação, na categoria de “Município Urbano”, durante a Gala de Premiação da 4. ª Edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola em Agosto de 2024.