NAMÍBIA ELEGE PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE

Supporters of the South West Africa People's Organisation (SWAPO) presidential candidate Netumbo Nandi-Ndaitwah hold her portrait as they take part in a campaign rally in Windhoek on November 24, 2024, ahead of Namibia's general election due on November 27 to elect a new president and members of the National Assembly. (Photo by SIMON MAINA / AFP)
A Swapo, partido no poder na República da Namíbia, com a candidata Nandi-Ndaitwah Netumbo Ndemupelila, venceu as eleições desta semana com 61,99% dos votos.
Do total de votos já apurados, a actual Vice-Presidente da República da Namíbia, soma mais de 212 mil votos, entrando para a história como a primeira vez que uma mulher chegará à liderança daquele país do sul de África.
Em segundo lugar, está o candidato Itula Panduleni Filemon Bango, do Patriotas Independentes para a Mudança, com 77 797 votos, equivalentes a 22, 74%.
Com os dados eleitorais já apurados, a Swapo, da candidata Nandi-Ndaitwah Netumbo Ndemupelila, já conseguiu 45 lugares no parlamento, seguido do partido Patriotas Independentes para a Mudança com 20 deputados.
O Movimento dos Povos sem Terra conseguiu até ao momento, nove deputados, ao passo que o Reposicionamento Afirmativo já soma 12 assentos parlamentares.
O Movimento Democrático Popular tem seis deputados
A Frente Democrática Unida da Namíbia soma dois deputados. Os demais partidos políticos, nomeadamente, o Partido Republicano, os Libertadores da Liberdade Econômica, Festa de Todas as Pessoas, Partido Democrático Nacional, Congresso dos Democratas, Swanu, Organização Democrática da Unidade Nacional e o Partido dos Namibianos Unidos somam cada, um assento parlamentar.