MINISTÉRIO DA SAÚDE ALERTA POPULAÇÃO A NÃO CONSUMIR MANDIOCA CRUA, GINGUBA, BATATA-RENA E BATATA-DOCE

O Ministério da Saúde dá a conhecer que por via do seu sistema de vigilância epidemiológica, tomou conhecimento do surgimento de casos de intoxicação alimentar em algumas unidades sanitárias, com o registo de dois óbitos. Esse tipo de intoxicação, afecta as estruturas responsáveis pela força muscular do organismo humano, devido a ingestão de substâncias químicas presentes em pesticidas, inseticidas, ou por compostos cianogénicos encontrados na mandioca e nas folhas de kisaca.

REDACÇÃO JORNAL HORA H

Entre os sintomas estão as dores abdominais, vómitos, cefaleia, dor de cabeça intensa, vertigens, alteração da fala e dificuldade para caminhar.

Em nota a que o Jornal Hora H teve acesso, o Ministério da saúde a pela a população, a adoptar as seguintes medidas preventivas:

1.Não consumir mandioca crua, ginguba, batata rena e bata doce. Estes alimentos devem ser lavados em água quente antes de cozer ou fritar.

2- A mandioca a consumir assada, cozida ou frita deve ser antes fervida por pelo menos 50 minutos.

3- A mandioca para fazer bombo, farinha ou fuba deve ser lavada pelo menos três vezes antes de secar.

4- A água da preparação da mandioca não deve ser reutilizada.

5- As folhas de kisaca ou rama da batata doce, devem ser passadas em água quente antes da cozedura e fervidas por, pelo menos, 25-30 minutos.

6- Todas as hortaliças que são consumidas cruas, devem ser antes cuidadosamente lavadas com água fervida ou tratada com cinco gotas de lixívia por cada litro.

Em actualização…

Você não pode copiar o conteúdo desta página