CCE LANÇA PRÉMIO DE JORNALISMO “MM BRITO JÚNIOR”: 1ª EDIÇÃO PREVISTA PARA OUTUBRO DE 2025

A Comissão Da Carteira e Ética de Angola, em parceria com familiares do falecido jornalista Mateus Morais de Brito Júnior, lançaram o Prémio de Jornalismo denominado “MM de Brito Júnior”, que visa reconhecer a obra e o legado do jornalista, assim como inspirar as futuras gerações da classe, disse Luísa Rogério na conferência de Imprensa realizada na última quinta-feira 31, na União dos Escritores Angolanos, em Luanda

ANNA COSTA

Segundo a Presidente da Comissão da Carteira e Ética, Luísa Rogério, ao instituírem o referido prémio não só se perpetua a memória do profissional, mas também transmite-se para as novas gerações referências do que deve ser um jornalismo.

O prémio será instituído anualmente aos 8 de Outubro, data do nascimento do Jornalista, de formas a valorizar e incentivar as melhores práticas no exercício da actividade jornalística, de acordo com Luísa Rogério.

“A partir do próximo ano vamos fazer de tudo para que o prémio seja entregue de forma ininterrupta, sempre no dia 8 de Outubro como é o desejo da família e nós também concordamos”, disse.

Nos próximos dias, será anunciada a calendarização e júris e começarem os trabalhos de modo a ter já em 2025 a 1ª edição do prémio que reflita, realmente, o desempenho dos profissionais sem qualquer preferência  nem interferência. Garantiu a presidente.

O primeiro e grande critério para a atribuição do prémio, de acordo com a número 1 da CCE, é o respeito a deontologia profissional, o que o homenageado sempre defendeu

A designação “MM de Brito Júnior” ao prémio, surge pelo diferencial que Mateus Morais de Brito Júnior usava para assinar as suas matérias e visa honrar e prestigiar o saudoso profissional.

“O nome, por iniciativa da família, é mais que uma designação, é um atributo a alguém que, com inteligência brilhante e espírito invencível, usou as palavras como ferramenta de transformação e justiça.  Brito Júnior, foi um jornalista visionário que revelou com coragem as duras realidades do nosso povo, antes e após a independência”, disse Inocêncio de Brito, o primogénito do Jornalista.

“Ao testemunharmos o lançamento do prémio, queremos que a sua dedicação e coragem consigam inspirar novas gerações” acrescentou.

Participou do lançamento, Membro da CCE, familiares e amigos de Brito Júnior e vários estudantes de Comunicação social dispostos a ingressarem no mundo jornalístico.

Você não pode copiar o conteúdo desta página