CONSELHO DE HONRA DO MPLA O “CALCANHAR AQUILES” PARA JOÃO LOURENÇO
Conselho de Honra do Partido reúne-se sexta-feira, 25, no Anfiteatro da Sede Nacional do MPLA, em Luanda, para o Presidente desta formação política informar sobre a preparação do 8.⁰ Congresso Extraordinário do MPLA.
FRANCISCO MWANA ÚTA
Segundo fontes do partido no poder, é uma reunião aguardada com “muita expectativa”, onde os mais velhos querem saber as razões que levam milhares de angolanos à disputarem comida nos contentores, num País rico em recursos naturais, especialmente o petróleo.
“O MPLA perdeu popularidade a nível nacional. No entanto, o Conselho de Honra está muito preocupado com a situação. Hoje em dia, falar do MPLA no bairro é crime, a semelhança do que foi com a UNITA no passado. São situações que não dão sono aos mais velhos”, acrescentou a fonte.
O Conselho de Honra, de acordo com a mesma fonte, vai obrigar o Presidente João Lourenço, a revelar os nomes das altas figuras no País envolvidas no contrabando dos combustíveis, uma situação que está embaraçar a imagem do MPLA e do seu Executivo.
“A situação dos filhos do ex-Presidente, José Eduardo dos Santos radicados no estrangeiros e que não podem entrar no País, é um assunto que está na agenda do Conselho de Honra do Partido”, acrescentou a fonte.
Os membros do Conselho de Honra vão tomar igualmente conhecimento do Programa Geral do Congresso, a composição e regimento da Comissão Nacional Preparatória e Subcomissões, o Cronograma Indicativo de Acções para o Congresso e a Estrutura da Tese “MPLA – Da Independência aos Nossos Dias: O Desafio Futuro”.
No decurso da reunião, os presentes tomarão conhecimento da Resolução do Comité Central que orienta a extinção e criação de órgãos e organismos do Partido no ano de 2024, no quadro da Nova Divisão Político- Administrativa da República de Angola.
Finalmente, o Conselho de Honra será informado sobre a produção nacional e a segurança alimentar em Angola, assim como o programa das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional.
O Conselho de Honra do MPLA é constituído por 33 membros e é uma estrutura de consulta do Presidente do MPLA, nas decisões de carácter nacional ou de grande importância para a preservação dos princípios e valores identitários do MPLA.
A relação nominal do Conselho de Honra do MPLA
- AGOSTINHO RODRIGUES
- ROBERTO ANTÓNIO FRANCISCO VICTOR DE ALMEIDA
- JULIÃO MATEUS PAULO “DINO MATROSSE”
- FRANCISCO MAGALHÃES PAIVA “NVUNDA”
- AMADEU TIMÓTEO MALHEIROS AMORIM
- SANTANA ANDRÉ PITRA “PETROFF”
- JOSÉ DIOGO VENTURA
- LUZIA PEREIRA DE SOUSA INGLÊS VAN-DÚNEM “INGA”
- MARIA DA CONCEIÇÃO ROQUE CAPOSSO
- MARIA RUFINA RAMOS DA CRUZ
- IRENE JUDITH DE SOUSAWEBBA DA SILVA
- TERESA DE JESUS COHEN DOS SANTOS
- RODETH TERESA MAKINA GIL “RODETH GIL”
- JOÃO LUIS NETO “XIETO”
- ANTÓNIO FUAMINI DA COSTA FERNANDES
- ANTÓNIO PAULO CASSOMA
- ANTÓNIO DOS SANTOS FRANÇA “NDALU”
- HERMÍNIO JOAQUIM ESCÓRCIO
- LOPO FORTUNATO FERREIRA DO NASCIMENTO
- MARIA EUGÉNIA DA SILVA NETO
- JOSÉ DOMINGOS FRANCISCO TUTA “OURO DE ANGOLA”
- ALBINA FARIA DE ASSIS PEREIRA AFRICANO
- NDOMBELE MBALA BERNARDO
- BENIGNO VIEIRA LOPES “INGO”
- ENGRÁCIA FRANCISCO CABENHA “RAINHA DO 4 DE FEVEREIRO”
- ISMAEL GASPAR MARTINS
- BRITO SOZINHO
- MANUEL ALEXANDRE DUARTE RODRIGUES “KITO”
- ANTÓNIO CONDESSE DE CARVALHO TOKA
- AUGUSTO LOPES TEIXEIRA “TUTO”
- MARIA RUTH NETO
- DESIDÉRIO DA GRAÇA VERÍSSIMO DA COSTA
- HENDRICK VAAL NETO
- EMÍLIO GUERRA
- JORGE VALENTIM
- HELENA CORREIA
- FERNANDO FAUSTINO MUTEKA
- JUSTINO JOSÉ FERNANDES