COMITÉ CENTRAL DO MPLA CAPACITA ADMINISTRADORES

O Departamento para a Política económica do Comité Central do MPLA promoveu um seminário em Luanda para capacitar os administradores municipais sobre a importância dos Planos de Desenvolvimento municipal, provincial e do território.

O seminário marcado pela participação de vários prelectores, abordou entre os vários temas, os regimes jurídicos inerentes ao Sistema Nacional de Planeamento e ao Orçamento Geral do Estado, sob a dissertação da secretária do Bureau Político para a Política Económica, Idalina Valente.

De acordo com as informações disponíveis no site do MPLA, a dirigente destacou a importância da Constituição da República de Angola como base para o exercício do poder político, enfatizando o artigo 21.º que define as tarefas fundamentais do Estado.

Os participantes discutiram temas como os instrumentos de governança e os princípios de relacionamento entre o partido e as instituições do Estado.

Neste capítulo, Idalina Valente defendeu a criação de planos de desenvolvimento para se gerenciar o crescimento populacional e a situação sócio-económica.

O seminário contou, também, com a participação de Pedro Teta, secretário do Bureau Político para as Tecnologias de Informação e Comunicação, tendo enfatizado na abordagem, a prática sobre o preenchimento online de formulários de colecta de dados, e técnicas de preenchimento de inquéritos nos níveis provinciais e municipais.

Por sua vez, o segundo-secretário do comité provincial do MPLA de Luanda, Ermelindo Pereira, que moderou o seminário, falou da importância de se ter dados precisos e um plano abrangente de desenvolvimento.

O evento decorreu no Comité Provincial do MPLA, e contou com a presença de Jorge Minguêis, vice-governador para o sector Económico da província de Luanda, além de administradores municipais, directores, quadros do Partido, académicos, e decisores de políticas públicas.

Você não pode copiar o conteúdo desta página